Na comparação entre julho de 2024 e o mesmo mês de 2023, a indústria de transformação cresceu 7,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado do ano de 2024 o setor registrou um aumento de 3,4%, e crescimento em todos os segmentos do ramo metalúrgico. Entre junho e julho de 2024 a indústria de transformação recuou em 1,3%, mas no mesmo período segmentos do ramo metalúrgico nacional aumentaram sua produção, como a fabricação de veículos (12%), a fabricação de outros equipamentos de transporte (9,0%) e a fabricação de produtos de metal (8,4%).
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, esse é o resultado de uma política que prioriza o desenvolvimento e a geração de empregos.
“Nosso papel, enquanto Sindicato, é contribuir para que esse crescimento da indústria venha acompanhado de direitos e benefícios para a categoria. Sem trabalhadores valorizados, não tem indústria forte”, afirma o presidente.
Os dados foram levantados subseção dos metalúrgicos de Sorocaba do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).