A Comissão Parlamentar de Inquérito 001/2015, a CPI da Dengue, convocou na tarde da última quarta-feira, dia 04, o atual secretário de Saúde de Sorocaba, Francisco Antonio Fernandes para depor. A data marcada para a oitiva é o próximo dia 10 de março, a partir das 14 horas. “O depoimento do secretário neste momento é essencial, para esclarecer muitos dos aspectos que nos levaram a abrir a CPI”, diz o vereador Carlos Leite (PT), presidente da comissão.
O vereador alega que, durante a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2014, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, o Secretário Francisco Antônio Fernandes apontou que a Prefeitura cumpriu apenas metade das fiscalizações de imóveis que havia determinado, o que já significava apenas 50% do recomendado pelo Ministério da Saúde.
Segundo o requerimento que propôs a CPI da Dengue, o “Ministério da Saúde apregoa que na vigilância e controle de vetores, a visita domiciliar, realizada pelo agente e pelo supervisor, é uma atividade fundamental para verificar a presença de criadouros, orientar os residentes sobre a eliminação dos mesmos e sobre medidas preventivas, identificação de foco e tratamento (biológico, químico, mecânico etc.)”.
Fazem parte da CPI da Dengue, além de Carlos Leite e Luis Santos (Pros), que é o relator, os vereadores Izídio de Brito (PT), Francisco França (PT), José Crespo (DEM), Marinho Marte (PPS), Antonio Silvano (SDD), Helio Godoy (PSD), e Rodrigo Manga (PP).