Busca
Busca
Perspectiva

Pries afasta crise e trabalhadores terão mais representatividade

Beneficiada com incentivos do governo à indústria, a Tecnomecânica Pries, fabricante de componentes da linha branca, afastou a crise que, anos atrás, a deixou à beira da falência

Imprensa SMetal
Foguinho
Tecno Pries esteve à beira da falência nos anos 90

Tecno Pries esteve à beira da falência nos anos 90

Beneficiada com incentivos do governo à indústria, a Tecnomecânica Pries, fabricante de componentes de fogões, geladeiras e outros produtos da linha branca, afastou a crise que, anos atrás, a deixou à beira da falência.

Desde meados dos anos 90, a Pries enfrentava profunda crise, com dívidas, concordata, salários atrasados e falta de depósito de FGTS.

Atualmente, com boa perspectiva de vendas, impulsionada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca, a Pries já negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos a implantação de três turnos, elevando o quadro de funcionários de 300 para 400.

Para o dirigente sindical Joselito Mansinho, além do incentivo do governo federal, a recuperação da empresa também se deve à mobilização e consciência dos trabalhadores que “nunca deixaram de se organizar para cobrar melhores condições no local de trabalho e fazer valer seus direitos”.

Comissão representativa

Segundo Mansinho, recentemente os trabalhadores da Pries conseguiram substituir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)por uma Comissão de Condições de Trabalho, Saúde e Meio Ambiente (CCTSMA). “Além de ser mais abrangente, essa nova comissão é mais representativa para os trabalhadores que elegem todos os membros. Ao contrário das cipas que são paritárias, ou seja, metade dela é formada por trabalhadores eleitos e outra metade por funcionários indicados pela empresa”, detalha.

Em Sorocaba, esta é a segunda empresa da história a conquistar um CCTSMA. A primeira, tanto em Sorocaba quanto do Brasil, foi a antiga Cooper Tools, atual Apex Tool, em 1993. A eleição para a CCTSMA da Tecnomecânica Pries acontece em junho.

tags
cipa pries crise representatividade sindicato dos metalurgicos direitos tecnomecanica trabahadores
VEJA
TAMBÉM