Busca
Busca
Saúde do trabalhador

Prevenção a acidentes de trabalho é tema de evento na UFSCar Sorocaba

O evento contou com trabalhadores, representantes sindicais, conselheiros municipais da saúde e profissionais do Cerest de Sorocaba e região.

Marcelo Macaus
Marcelo Macaus

O objetivo do evento, organizado pela CISTT, era debater formas de conter os acidentes, sendo muitos deles fatais.

Cerca de 60 pessoas participaram da retomada da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sempat), nas noites da terça, 7, e quarta-feira, 8, no campus Sorocaba da UFSCar, localizado no bairro Santa Rosália. O objetivo do evento, organizado pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), era debater formas de conter os acidentes, sendo muitos deles fatais.

Na abertura das atividades, a médica Vera Lúcia Salerno abordou, em palestra, as forma de assédio que os trabalhadores sofrem atualmente nas empresas, entre elas a institucional, além do moral. “O assédio é o mau do século e está inserido em todas as instituições”, comenta o coordenador da CISTT, Izídio de Brito. “Está pior do que a gente imagina.”

Já a NR35 – norma criada para estabelecer medidas de segurança necessárias ao trabalho em altura – norteou a roda de conversa realizada no segundo dia. “A Sempat é promovida uma vez por ano, sempre em maio. Retomamos o evento que estava suspenso desde 2016 e a nossa avaliação é muito positiva”, comenta o subcoordenador da CISTT, Alexandro Pereira da Silva.

Izídio, que também é secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e conselheiro municipal de saúde, ressalta ainda que, durante as atividades, várias propostas foram extraída. Ele, inclusive, espera mais parceiros para a edição 2025.

Ainda conforme Izídio, o próximo passo será reunir novamente os representantes das entidades participantes – Sindicato da Construção Civil, Ministério Público, Vigilância Sanitária, Serviço Social da Construção (Seconci), entre outras –, fazer uma ampla avaliação e já pensar na Sempat do próximo ano.

O evento contou com trabalhadores, representantes sindicais, conselheiros municipais da saúde e profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Sorocaba e região.

tags
Saúde do trabalhador segurança do trabalho Sempat ufscar
VEJA
TAMBÉM