Paulo João Estáusia, o Paulinho, foi reeleito presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região para representar a categoria pelos próximos 4 anos. As eleições, realizadas em 42 cidades, ocorreram entre a madrugada de segunda-feira e a tarde dessa terça, 16.
Paulinho foi reeleito com 2.504 votos, de um total de 2.564 eleitores, o que representa 97,6% dos votos válidos. Os votos brancos somaram 45 e os nulos 15 votos. O Sindicato dos Rodoviários é filiado à CUT. A eleição foi disputada em chapa única.
Como plataforma de trabalho para o novo mandato, Paulinho assumiu, logo após a eleição, o compromisso de envolver toda a categoria na campanha salarial de 2010, que em Sorocaba começa nos próximos dias. “Mas temos bandeiras antigas que ainda não foram totalmente contempladas, principalmente em Sorocaba, que é a questão dos agentes de bordo. Lutamos por isso desde 1992, como forma de gerar mais emprego e de dar mais segurança e comodidade aos passageiros”.
Para ilustrar a falta que os agentes fazem, Paulinho citou a necessidade, com a plataforma de embarque de cadeirantes dos novos carros, do motorista ter que abandonar o volante para fazer o embarque. “Além de atrasar a viagem, isso é perigoso. O motorista tem que descer do carro para embarcar o cadeirante. Se for numa rampa, pode ocorrer um acidente. Isso é só um exemplo da necessidade da presença de um agente de bordo em cada carro”, declara.
O presidente reeleito ainda fala da necessidade de se rediscutir um novo modelo de transporte público para Sorocaba. “Temos linha com quase uma hora de viagem. Isso é quase daqui a São Paulo. Temos que rediscutir o modelo de transporte público”, conclui Paulinho.