Conheça a história

Presidente do SMetal entrega prêmio a ganhador de rifa solidária

Sindicato dos Metalúrgicos está apoiando o trabalhador Jediael de Araújo, que perdeu as duas mãos e precisa de próteses biônicas que são caras; ganhador da rifa é ex-dirigente sindical do SMetal

Foguinho/Imprensa SMetal
Entrega da televisão de 43 polegadas foi realizada na tarde desta sexta-feira, 28, na sede do SMetal

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), por meio do presidente Leandro Soares, entregou nesta sexta-feira, 28, o prêmio da rifa beneficente que busca ajudar o trabalhador Jediael de Araújo com os custos de próteses biônicas para as mãos.

O ganhador foi o ex-dirigente sindical José Donizete (Cipó), que adquiriu uma das rifas por meio de Simão Ramos de Oliveira, membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Robert Bosch. O prêmio foi uma televisão de 43 polegadas entregue a Everton Ramos, um colega do ganhador que esteve no SMetal representando Cipó – que está fora da cidade por motivos de viagem. “É muito importante que ações como essas continuem acontecendo. O sorteado na rifa não sai ganhando só no sentido material”, comenta Everton.

Estiveram presentes na entrega a advogada Kelly Rodrigues e a sobrinha de Jediael, Pâmela de Araújo. Ambas estão auxiliando o trabalhador na venda da rifa e com outras formas de arrecadação. Além da prótese, o trabalhador também precisa custear os gastos do dia a dia e a criação do filho de oito anos.

De acordo com Pâmela, atualmente, a família conseguiu com que uma empresa da região se oferecesse para custear 50% do valor total da prótese biônica. “Estamos lutando para garantir a outra parcela do valor. As ajudas são mais do que bem-vindas, pois tudo que a família quer é que o meu tio recupere sua independência e volte a viver normalmente. Hoje, ainda precisamos de um valor alto para suprir o preço da prótese, por isso continuamos na luta”, comentou Pâmela.

Leandro Soares, presidente do SMetal, defende que o engajamento da entidade em causas como essa faz parte do ideal de Sindicato Cidadão. “Nossa prerrogativa é a defesa dos direitos da categoria metalúrgica, mas, como instituição que preza pelo bem estar social, é nosso dever apoiar e incentivar causas em prol dos trabalhadores e da sociedade. Esperamos que, em breve, o companheiro Jediael possa conseguir a sua prótese”, comenta.

História

Jediael perdeu parte da mão esquerda quando ainda era criança. Um acidente aconteceu quando ele e a mãe estavam em um carro de transporte e o botijão de gás, usado como combustível, explodiu. A mulher não resistiu aos ferimentos, mas o filho continuou vivo. Além da mão, Jediael teve rosto, nariz e orelhas atingidos também.

De acordo com os familiares, o homem passou por várias cirurgias plásticas no rosto em um hospital em Sorocaba, onde também morou durante aproximadamente 10 anos. Depois disso, seguiu trabalhando no interior do Ceará com a única mão, que apesar das queimaduras sofridas, ainda o permitia alguma mobilidade. Mas, em junho deste ano, um câncer de pele o levou a uma segunda amputação. Ele não tem condições de voltar a trabalhar se não tiver as próteses.

Como ajudar?

Além desta rifa, as empresas, instituições ou pessoas que quiserem ajudar, podem participar da arrecadação online que está sendo feita pela família de Jediael por meio da plataforma Vakinha. De acordo com informações dos familiares, o valor inicial destas próteses chega a R$80 mil e, até agora, a campanha de arrecadação levantou cerca de R$3,5 mil.

Para ajudar, é só acessar o link da vaquinha aqui. Também é possível fazer um PIX por meio da chave: [email protected].

cipó ganhador jediael próteses biônicas rifa solidariedade