Busca
Hospital Mental

Prefeitura se compromete a pagar salários atrasados dos funcionários

Após protesto de funcionários do Hospital Mental, a Prefeitura de Sorocaba se comprometeu nesta sexta-feira, dia 1°, a efetuar os pagamentos dos 70 profissionais que não recebem há cinco meses

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Izídio, Milton e João Leandro explicam sobre a forma do pagamento dos salários atrasados aos funcionários

Após protesto de funcionários do Hospital Mental, a Prefeitura de Sorocaba se comprometeu na tarde desta sexta-feira, dia 1º de agosto, a pagar os cinco salários atrasados de cerca de 70 profissionais do hospital, em Sorocaba. Essa situação começou quando a administração pública sorocabana resolveu não renovar o convênio com o hospital psiquiátrico. O contrato terminou em novembro do ano passado.

A alegação da prefeitura de não prosseguir com a parceira foi por conta de impostos atrasados e outros problemas burocráticos do Hospital Mental, que impediam a renovação do convênio e o repasse de verbas do governo federal.

Além disso, no último dia 23 de julho, mais de 200 pacientes foram transferidos do Hospital Mental para o Vera Cruz. Com isso, os cerca de 70 profissionais ficaram sem local para trabalhar.

Com essa situação, funcionários do hospital foram até o gabinete do vereador Izídio de Brito (PT), presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, para revolver esse problema de salário atrasado. O parlamentar, imediatamente, entrou em contato com o presidente do Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde) e a prefeitura, para responder os questionamentos dos funcionários.

De forma improvisada, o Salão de Vidro do Paço Municipal (andar térreo) foi o local da reunião. O secretário de Governo e Segurança Comunitária da Prefeitura de Sorocaba, João Leandro da Costa Filho, representou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Além dele, o presidente do SinSaúde, Milton Carlos Sanches, e o presidente da CPI da Saúde, legislador Izídio de Brito, também fizeram presença.

Encaminhamento

Na próxima segunda-feira, dia 4, o advogado do SinSaúde estará presente nas reuniões sobre o andamento da situação dos funcionários. Segundo o presidente Sanches, o Sindicato vai ficar à frente das negociações e trabalhar para que, nos próximos dias, os cinco salários atrasados sejam pagos.

O vereador Izídio disse aos funcionários para seguir a orientação do Sindicato e ficar atento ao processo trabalhístico, que vai começar a partir de segunda-feira, dia 4.

O secretário de Governo e Segurança Comunitária comprometeu-se a quitar os cinco salários atrasados. Segundo ele, nos próximos dias, a situação será resolvida. Quanto ao não pagamento do Hospital Mental para os funcionários em relação ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), João Leandro não deu certeza que será resolvido, dizendo que vai depender do Ministério do Trabalho e Emprego.

tags
Atraso salarial Hospital Mental prefeitura de sorocaba Salário atraso
VEJA
TAMBÉM