Busca
Busca
Coleta seletiva

Prefeitura quer dobrar total de materiais recicláveis recolhidos

Sorocaba pretende mais que dobrar até o final do ano, com a retomada do sistema de coleta de porta em porta e uma maior abrangência no número de casas visitadas, a quantidade de recicláveis recolhidos

jornal Cruzeiro do Sul

Sorocaba pretende mais que dobrar até o final do ano, com a retomada do sistema de coleta de porta em porta e uma maior abrangência no número de casas visitadas, a quantidade de material reciclado recolhido na cidade. Atualmente, as quatro cooperativas recolhem 170 toneladas ao mês e a expectativa inicial é de alcançar 400 toneladas até dezembro. A motivação veio com a entrega ontem, por parte da Prefeitura de Sorocaba, de três caminhões zero quilômetros e a aquisição de equipamentos como prensas, esteiras, elevadores de fardo e balanças. O investimento total foi de R$ 1,5 milhão.

O secretário de Parcerias, Carlos Laino, adiantou outros dois caminhões, em fase de licitação, devem ser adquiridos até o final do ano e serão destinados às cooperativas Coreso, Reviver, Ecoeso e Catares. Outra novidade é que o prefeito Vitor Lippi (PSDB) já autorizou a reforma estrutural dos barracões, que devem começar na próxima semana. Ainda dentro do projeto de expansão do sistema, a meta da Prefeitura é, até dezembro de 2011, atingir mil toneladas recolhidas. E até dezembro de 2012 chegar a 2 mil toneladas de material reciclado por mês na cidade, alcançando assim o potencial de reciclagem da cidade, garantiu.

A assinatura dos termos de parceria foi realizada no gabinete do prefeito, no sexto andar do Palácio dos Tropeiros. Laino frisou que, com a melhora na logística e os caminhões rodando, o trabalho das cooperativas será facilitado e o número cooperados também tende a dobrar, entre os que atuam na rua e aqueles que trabalham nos barracões.

Coreso
A presidente do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), Rita de Cássia Gonçalves Viana, admitiu que a entrega dos caminhões significou um novo ciclo de diálogo entre as cooperativas e a Prefeitura de Sorocaba. Segundo ela, a partir de amanhã, a Coreso retoma a coleta seletiva de porta a porta no núcleo Além-Ponte e vai estender sua atuação em toda Zona Leste de Sorocaba.

Rita, cuja ONG dá suporte à Coreso, indicou que atualmente a cooperativa tem 83 integrantes e coleta 130 toneladas ao mês. Em 2005, quando foi criada, chegou a ter 146 cooperados, com 220 toneladas/mês. Na época da crise internacional, a arrecadação caiu para 80 toneladas, com 60 cooperados. Sempre cobramos da Prefeitura uma equidade entre as cooperativas e isso está acontecendo agora. Mas pra mim, só estará perfeito quando todos os catadores estiveram inseridos nas cooperativas e isso vai acontecer com a estruturação, finalizou Rita.

tags
catadores coleta seletiva meio ambiente
VEJA
TAMBÉM