Busca
Busca
Sorocaba

Prefeitura desativará todas as unidades do Sabe Tudo

Todas as 31 unidades do Sabe Tudo deixarão de atender a população em data que a Prefeitura deixou de informar

Jornal Cruzeiro do Sul/Leandro Nogueira
Erick Pinheiro/JCS

Ao todo, são 31 unidades do Sabe Tudo em Sorocaba

Todas as 31 unidades do Sabe Tudo deixarão de atender a população em data que a Prefeitura deixou de informar. Em outubro passado, o município cortou os recursos para o funcionamento no período noturno das unidades e para os cursos de informática e cidadania. Nesta semana, a Prefeitura rompeu amigavelmente o convênio com a Associação Educacional e Profissionalizante Pérola – o Projeto Pérola -, responsável pela gestão operacional e pelas equipes de atendimento aos cidadãos que buscam os serviços gratuitos de uso dos computadores com internet – com o direito de fazer dez impressões por mês, seja de documentos, currículos, entre outras – além de ler jornais diários, revistas e livros.

Os 33 profissionais que permaneceram após as demissões de outubro para prestar atendimentos no Sabe Tudo assinaram as suas rescisões trabalhistas durante esta semana e já começaram a cumprir aviso prévio, segundo alguns relataram ao Cruzeiro do Sul. Considerando isso, eles deveriam trabalhar até os primeiros dias de janeiro, mas corre a informação entre eles sobre o risco das unidades serem fechadas no próximo dia 18. Também dizem que estariam falhando os repasses ao Projeto Pérola há dois meses.

A Prefeitura divulga que o pagamento ao Projeto Pérola está em dia, mas deixou de responder porque decidiu desativar o serviço. Alegou que a Secretaria Municipal da Educação (Sedu) estuda um novo modelo junto à comunidade escolar, por meio de parcerias. Não deu qualquer explicação do que motiva tais mudanças, sobre o que planeja para o novo modelo e quem poderá usufruir do mesmo, mas declarou que será de acordo com as necessidades da Sedu. “Ressaltamos que as atividades acompanharão o calendário escolar municipal”, divulgou.

Já a Associação Projeto Pérola informa que a Prefeitura teria justificado a “crise econômica instalada no país” como explicação para o encerramento do contrato. E acrescenta que até setembro – quando havia mais profissionais, as unidades funcionavam no período noturno e ofertava cursos – recebia o repasse mensal de R$ 633 mil. E alegou que o último repasse foi justamente em setembro. “Ainda estamos esperando receber o valor total de finalização de operação”, divulgou. Sobre a data de encerramento das atividades, informa que a mesma está sendo definida com a Prefeitura.

O convênio com a Prefeitura começou em 2006. Desde então desenvolveram-se e ampliaram-se projetos educacionais e sociais nos núcleos do Sabe tudo e Proinfo. “Ao todo foram mais de mil jovens contratados pela consolidação das leis do trabalho e aproximadamente 50 mil alunos formados”, divulgou o Projeto Pérola. No site da própria Prefeitura é divulgado que de, 2007 a 2012 foram feitos 1,2 milhão de acessos por esses serviços, atendendo 55,6 mil usuários cadastrados. Somente de 2007 a 2012 foram formados 13,3 mil alunos no curso de informática básica e quase 2,2 mil alunos no de informática avançada e cidadania.

tags
antonio carlos pannunzio Educação Projeto Pérola Sabe Tudo Secretaria de Educação Sedu Sorocaba
VEJA
TAMBÉM