Na última segunda-feira, 4, a nova administração municipal prometeu que construirá o Hospital Municipal da Zona Norte de Sorocaba. A promessa do novo prefeito, Rodrigo Manga, se deu a partir da revogação de um decreto que entregava o terreno destinado à unidade de saúde para construção de uma garagem de ônibus.
O decreto publicado pela ex-prefeita Jaqueline Coutinho já tinha sido questionado pela Justiça a partir de uma representação feita por secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Izidio de Brito.
Em 2011, quando era vereador, Izídio pautou o então prefeito Vitor Lippi (PSDB) sobre a necessidade da construção de um Hospital na Zona Norte sorocabana. Sem respostas efetivas do Poder Executivo, a construção do hospital foi aprovada na 6ª Conferência Municipal de Saúde, ainda em 2011.
“Como autor do projeto que deu origem ao Hospital Municipal vou acompanhar de perto o desdobramento desta história e iremos cobrar diariamente a prefeitura para que a proposta finalmente saia do papel”, comenta o dirigente do Sindicato. O terreno fica localizado na Avenida Ipanema.
SMetal está na luta pelo Hospital junto com Izídio
Ainda em 2011, quando Izídio destinou emenda parlamentar para viabilizar a unidade municipal de saúde, e, para além disso, propôs um abaixo-assinado para a sociedade civil, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba organizou, no ano seguinte, a campanha ‘Hospital Municipal Urgente’.
Leandro Soares, presidente do SMetal, completa dizendo que essa conquista é do povo sorocabano e da luta popular. “Há 9 anos, o Sindicato iniciou uma campanha que tinha como objetivo expressar que os moradores queriam uma unidade de saúde na Zona Norte. Esperamos que a próxima administração cumpra a promessa feita na segunda-feira”, afirma.