Começa nesta terça-feira, dia 10, a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versão impressa e digital, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro. O prazo encerra dia 21 de maio e as inscrições devem ser realizadas na página do participante do Enem (acesse aqui).
A taxa para quem não conseguiu isenção é de R$ 85 e deve ser paga até 27 de maio, por boleto, PIX e cartão de crédito. Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. Participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros”.
Os candidatos que conseguiram a isenção, incluindo os ausentes no Enem 2021 que tiveram aprovada a justificativa de ausência, também devem efetuar a inscrição. O Enem 2022 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal e, no momento da inscrição, o participante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento.
A aplicação do Enem ocorre em dois domingos. No dia 13 de novembro, serão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação. Já no dia 20, a prova terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Atendimento especializado
O participante que precisa de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
Ele deve anexar na Página do Participante a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade, com nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
O participante que solicitar tempo adicional precisa justificar, no laudo médico, de forma expressa, o motivo da solicitação de acessibilidade. No caso de lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do Participante.
Confira o cronograma do Enem 2022
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Provas: 13 e 20 de novembro