O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na empresa Kubik (do grupo Compass), na manhã desta terça-feira, dia 6, para conversar com os trabalhadores sobre o andamento da Campanha Salarial 2022. A fábrica faz parte do grupo 8.3 e, além do reajuste nos salários e no vale-refeição, dará início também às negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR).
Conforme explica o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), o principal objetivo da assembleia foi ouvir dos metalúrgicos quais as reivindicações para as negociações deste ano. A Kubik tem cerca de 40 funcionários e trabalha com produção e locação de containers.
“A Kubik é uma fábrica que, nos últimos anos, construímos uma boa relação, com diálogo e transparência, o que tem garantido aumento real nos salários e no vale-refeição. Esse ano não será diferente. Assim que fechar o índice da data-base, que sai nesta sexta (9), vamos agendar uma reunião para começar a tratar do tema e também dar início às negociações do PPR”, contou.
Em 11 meses, os metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo acumulam 9,16% de perdas com a inflação. Porém, além da questão econômica, no Grupo 8.3 (de ferros, metais e ferramentas em geral, de artefatos de metais não ferrosos e de equipamentos ferroviários e rodoviários) estão sendo negociadas também as cláusulas sociais, que protegem os direitos dos trabalhadores.
O tema da Campanha Salarial deste ano é “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”, reforçando que a união de toda a categoria é imprescindível para conquistar avanços. E os eixos das negociações são: reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, manutenção dos direitos e a reindustrialização do País.