Busca
Negociações

PPR e calendário de dias pontes são aprovados na JCB do Brasil

Propostas foram aprovadas em assembleia; primeira parcela do PPR será paga em junho e corresponde a aproximadamente de 70% do valor total do benefício

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Foram votados positivamente um acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e o calendário de dias pontes | Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

Os trabalhadores e trabalhadoras da JCB do Brasil aprovaram duas propostas na tarde da última quarta-feira, 14, em assembleia realizada na empresa. Foram votados positivamente um acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e o calendário de dias pontes, ambos negociados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

A primeira parcela será paga em junho deste ano e corresponde a aproximadamente 70% do valor total do benefício; a segunda fatia tem como previsão de pagamento o mês de fevereiro de 2024, com base em metas acordadas com a JCB.

Além da participação do Sindicato, a construção deste benefício contou com os trabalhadores Fábio e Márcio, que são metalúrgicos na fábrica, e foram eleitos para compor a Comissão de PPR. A aprovação dessa proposta foi unânime e bem recebida pelos companheiros da base.

Outro ponto votado – e aprovado – foi o calendário de dias pontes. Esse tipo de negociação acontece no sentido de facilitar para que os trabalhadores possam ter previsão de folgas e possíveis emendas de feriado.

Por exemplo, quando o feriado cai em uma quinta-feira, o SMetal constrói acordos, nas fábricas em que há margem, para que os metalúrgicos possam emendar e ter mais dias de descanso. Assim, com um calendário de dias pontes, é possível planejar os momentos de folga com a família, amigos e outros entes próximos.

De acordo com os negociadores do Sindicato, que são responsáveis pela tratativa com a JCB, o diálogo é a principal via de construção na empresa que, ano após ano, aumenta seu número de sindicalizados à entidade.

“Os dirigentes do SMetal sempre irão fazer a luta por sua categoria a partir da conversa, nossa principal ferramenta de atuação. Queremos garantir o melhor acordo para os metalúrgicos e acreditamos no diálogo e respeito entre as partes”, comenta Leandro Soares, que esteve presente na assembleia.

Novas tecnologias

O presidente do Sindicato também abordou alguns assuntos da economia nacional e estadual no encontro. Leandro falou sobre o impacto da nova política de barateamento de carros, caminhões e ônibus, anunciada pelo governo federal, além de abordar a importância do investimento em qualificação e formação de profissionais, frente aos desafios que a chamada “Indústria 4.0” pode trazer ao mercado de trabalho.

tags
acordo Benefícios Calendário de dias pontes PPR 2023 Programa de Participação nos Resultados
VEJA
TAMBÉM