Os trabalhadores e trabalhadoras da Dana, empresa de sistemas de transmissão e propulsão eletrificada, aprovaram na tarde desta quinta-feira, 29, uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023. O acordo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), foi avaliado em assembleia que contou com a presença de trabalhadores dos dois turnos.
O PPR será pago em duas parcelas. A primeira, que corresponde a aproximadamente 70% do valor negociado, será acertada em julho deste ano. Já o segundo montante será entregue aos metalúrgicos em janeiro de 2024, com base em metas negociadas pelo dirigente sindical e diretor executivo, Antonio Welber Filho (Bizu), e pelos trabalhadores Lucas, Delbison, Gleison e Luiz Fernando, que compuseram a Comissão de PPR.
Quando comparado ao valor pago em 2022, o benefício teve aumento de 10,f6% na Dana. De acordo com Bizu, o percentual representa um avanço na negociação, que foi complicada, mas existe um grande desafio para 2024: melhorar ainda mais o programa na empresa.
“Tentamos de todas as formas, numa linha escalonada, crescer dentro desse Programa, mas chegamos ao limite do que a mesa permite. Inclusive, colocamos isso em assembleia, dissemos para os trabalhadores e trabalhadoras que esse não era o nosso objetivo, que esse não era o nosso propósito. E assim, de uma forma imparcial, colocamos em votação e, por grande maioria, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram o PPR 2023”, disse o diretor executivo.