Busca
Busca
Balanço 2023

PPR dos metalúrgicos pode injetar até R$ 245 milhões na economia

Cerca de 22.500 metalúrgicos foram beneficiados em 62 acordos de PPR firmados pelo SMetal em 2023, com crescimento médio de 15,5% nos valores negociados

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Divulgação

Ao colocar dinheiro no bolso dos trabalhadores, negociações de PPR do SMetal ajudam a aquecer a economia local e região

Desde que o Programa de Participação nos Resultados (PPR) foi instituído oficialmente com a Lei 10.101/2000, a diretoria do SMetal tem trabalhado intensamente para que haja valorização e ampliação do benefício na categoria.

Até o momento, cerca de 22.500 metalúrgicos foram contemplados em 62 acordos firmados com o Sindicato. Essas negociações garantiram um crescimento médio de 15,5% nos valores em relação ao ano passado e tem potencial de injetar até R$ 245 milhões na economia local e regional, segundo o Dieese.

E esses números tendem a ser maiores, já que as negociações ainda não terminaram. Há empresas nas quais as discussões do PPR acontecem no segundo semestre e outras que garantem um ‘plus’ em caso da superação das metas – ampliando ainda mais o poder de compra do trabalhador.

“Esse balanço é superior ao que conquistamos no ano passado e ainda há propostas sendo negociadas. Além de representar mais dinheiro no bolso do metalúrgico, o PPR é usado no comércio de Sorocaba e região, movimentando a economia e gerando emprego e renda em outros setores”, destaca Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal.

Você sabia que PPR não é obrigatório?

Diferente do que muitos trabalhadores acreditam, o PPR é lei, mas não é obrigatório. O Programa foi criado como uma maneira de reconhecer e recompensar os trabalhadores pelos bons resultados alcançados na empresa.

E se todos os anos você tem essa “grana extra” ou mesmo avanço no benefício, é porque os dirigentes e membros do CSE (Comitê Sindical de Empresa) se empenham para negociar bons acordos, com valores e metas condizentes com a realidade de cada fábrica.

Se a empresa que você trabalha não tem o Programa, entre em contato pelo WhatsApp Oficial do SMetal (15) 99714-9534, para que seja negociada a implementação do benefício.

Mas como é gasto esse dinheiro?

Pagamentos de dívidas, quitar algumas parcelas do automóvel e do imóvel ou até mesmo financiar uma viagem. Estes são alguns dos planos dos trabalhadores para as parcelas do PPR.

É o caso da operadora multifuncional na Toyota, Melre Holanda Barbosa Almeida (foto). Funcionária da empresa desde julho de 2022, ela considera o Programa como um ‘super extra’, que ajuda bastante nas finanças.

“Com o primeiro PPR que recebi ano passado, que foi proporcional, consegui quitar algumas dívidas do meu apartamento que estavam atrasadas e o cartão de crédito. Na antecipação deste ano, usei o valor para fazer algo benéfico para mim e, para a próxima parcela, quero usar para ajudar no pagamento do financiamento do carro e o restante vou guardar e usar numa futura viagem”, conta.

Quitação de dívidas

Para o supervisor do escritório regional São Paulo do Dieese, o economista Fernando Lima, o valor proveniente do PPR pode ser uma grande oportunidade para que o trabalhador quite suas dívidas. “Do ponto de vista econômico, a pessoa recupera seu poder de compra e minimiza os desgastes por ter que viver com um orçamento mais restrito”.

Ele alerta: “também é importante tomar cuidado para não voltar à situação de dívida, principalmente pelas facilidades oferecidas pelos cartões de crédito”.

tags
aumento balanço crescimento Economia metalúrgico participação plr PPR programa resultado sindicato SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM