Os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Vesuvius, em Piedade, aprovaram nesta sexta-feira, 30, uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023. O benefício foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) apresentou crescimento de 14% se comparado ao PPR que foi pago em 2023.
De acordo com Francisco Lucrécio Junior Saldanha, diretor executivo do SMetal e responsável pelas negociações com a Vesuvius, a primeira parcela será paga em setembro deste ano. Já a segunda parcela, atrelada às metas negociadas entre Sindicato e empresa, deve ser paga em março de 2025 aos metalúrgicos.
Conforme dados do Caged de junho de 2024, organizados pela subseção dos metalúrgicos de Sorocaba do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese), até a segunda semana do mês de agosto, mais de 22 mil trabalhadores e trabalhadoras da base do SMetal foram abrangidos por acordos de PPR, o que representa 48,13% da base de 47 mil metalúrgicos, que são representados pela entidade.
“A conquista do programa representa só um aumento significativo na renda, que em todo caso é muito bem-vindo. Essa vitória também reflete nosso compromisso contínuo em lutar pelos direitos e benefícios dos trabalhadores em todas as 14 cidades que nosso sindicato representa”, afirma Saldanha sobre a negociação.
Para além dos representantes do SMetal e da direção da empresa, a negociação contou também com uma Comissão de PPR, formada por três metalúrgicos da fábrica. Atualmente, a Vesuvius conta com 385 trabalhadores metalúrgicos.
A empresa é representada pelo Grupo 2, e trabalha com engenharia de fluxo de metal, fornecendo serviços de engenharia, atendendo principalmente a siderurgia e fundição.