Trabalhadores de mais cinco empresas da categoria aprovaram, na última terça-feira, dia 17, propostas de Programa de Participação nos Resultado (PPR) para 2022, negociadas pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Foram elas: Alumínio Sul, Yutaka, Flama (antiga Junji), Cofermo e Wall Tec, todas em Piedade.
Nas empresas Alumínio Sul, Yutaka e Flama (Antiga Junji), que funcionam no mesmo local e fazem reciclagem de embalagens de alumínio, todas tiveram crescimento em comparação a 2021 e um dos objetivos das negociações foi igualar os valores para todos os trabalhadores. Na Alumínio Sul, o aumento foi de 25% e nas demais, de 11,11%.
Além do crescimento no valor total do PPR, com a negociação, o SMetal garantiu a manutenção das metas – que seguem atingíveis. A primeira parcela, referente à 50% do Programa, será paga em setembro deste ano e a segunda, em março de 2023.
Grupo Cofermo
No Grupo Cofermo, que abrange as empresas Trefilação de Aços Cofermo e Wall Tec, o Programa foi retomado após anos sem acordo com o Sindicato e segue os critérios da entidade, aprovados durante assembleia geral realizada em fevereiro. O pagamento da primeira parcela está previsto para julho deste ano e a segunda, em fevereiro de 2023.
Além do PPR, os trabalhadores aprovaram um acordo de banco de horas, com vigência de um ano. Entre as melhorias garantidas com a negociação do SMetal está que, para cada hora trabalhada aos sábados, será considerada como 1h30. Nos dias de semana, será 1h15 por cada hora – somente para horas positivas.
A Cofermo e a Wall Tec produzem perfis e trefilação de aço, ficam em Piedade e empregam cerca de 90 trabalhadores.