Os trabalhadores da Gerdau, planta de Araçariguama, aprovaram a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021, negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o Comitê Sindical (CSE) e a Comissão de PPR da fábrica. A votação aconteceu pela plataforma eletrônica do SMetal e ficou disponível por 24 horas, entre os dias 18 e 19 de maio.
Dos 219 trabalhadores participantes (quórum de 55,03%), 210 (95,89%) foram favoráveis à proposta e apenas três (1,37%) contrários. Entre os votantes, seis (2,74%) optaram por se abster da decisão. O acordo abrange 398 trabalhadores da fábrica, todos tinham direito a voto.
O coordenador do CSE da Gerdau de Araçariguama, Clodoaldo Lisboa, conta que uma das exigências dos trabalhadores era a manutenção do pagamento de um valor fixo – de acordo com salário de trabalhador – na primeira parcela, adotado no Programa do ano passado. “Nas negociações, conseguimos manter esse critério da antecipação, além de metas atingíveis aos funcionários da produção e do administrativo”, assegura.
A primeira parcela será paga em julho deste ano e a segunda, atrelada às metas negociadas, em janeiro de 2022. Os valores e indicadores da proposta não são divulgados para não influenciar outras negociações em andamento na categoria.
A assembleia para deliberação da proposta foi realizada pela internet, para evitar aglomeração e proteger os trabalhadores de uma possível contaminação pela Covid-19. O sistema foi desenvolvido pelo SMetal e a Pandora Soluções e é criptografado, auditável e seguro, assim, os trabalhadores podem exercer o direito ao voto de forma sigilosa.
A planta da Gerdau em Araçariguama fica na Rodovia Castello Branco, produz laminados longos de aço e tem aproximadamente 400 trabalhadores.