Com 62,8% dos votos favoráveis, foi aprovado o acordo de Programa de Participação nos Resultados de 2020 e aumento no valor do vale alimentação dos trabalhadores da Apex Tool, em Sorocaba. A votação foi realizada à distância, em assembleia eletrônica disponível no Portal SMetal entre dos dias 3 e 4 de julho.
A proposta foi negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) e segue os critérios aprovados em assembleia geral da categoria, realizada em fevereiro de 2020. A primeira parcela do PPR deste ano será paga ainda no mês de julho e a segunda, em janeiro de 2021.
Já o aumento no vale-alimentação foi de 6%. O benefício com o novo valor começa a valer a partir do dia 31 de julho.
“Apesar da difícil situação em que o país passa com a crise do novo coronavírus, conseguimos chegar a uma proposta compatível com a realidade da fábrica e, principalmente, que atendeu a reivindicação da maioria dos trabalhadores”, afirma o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, membro do Comitê Sindical da Apex.
A assembleia eletrônica contou com a participação de 293 (83%) dos 353 trabalhadores da fábrica. Desses, 184 (62,8%) foram favoráveis à proposta, 101 (34,47%) contrários e 8 (2,73%) preferiram se abster. Esse tipo de votação virtual começou a ser adotada pelo Sindicato para evitar aglomerações, reduzindo assim o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) e mantendo o caráter democrático e transparente nas tomadas de decisões.
A Apex Tool produz ferramentas e está instalada na zona industrial de Sorocaba.