Busca
Busca
Confraternização

Posse da diretoria do SMetal reúne mais de quatro mil trabalhadores

Mais de quatro mil trabalhadores participaram da posse festiva da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), liderada pelo presidente reeleito Ademilson Terto da Silva

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
O show da cantora Lecy Brandão fechou o evento de comemoração de Posse da Diretoria

O show da cantora Lecy Brandão fechou o evento de comemoração de Posse da Diretoria

Mais de quatro mil trabalhadores participaram da posse festiva da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), liderada pelo presidente reeleito Ademilson Terto da Silva, que aconteceu no sábado, dia 23, no Clube Recreativo Campestre, em Sorocaba.

Muitos associados compareceram juntamente com seus familiares. O mandato da direção vai até 2017.

O evento contou com a presença dos presidentes da CUT estadual SP, Adi dos Santos Lima; e da CUT nacional, Vagner Freitas. Também prestigiaram a posse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques; e dirigentes dos sindicatos da categoria em São Carlos, Taubaté e Araraquara, entre outros.

Sindicatos locais filiados à central também enviaram representantes, como rodoviários (condutores) e trabalhadoras no Vestuário.

História de lutas

O presidente reeleito do SMetal, Ademilson Terto da Silva, parabenizou os convidados presentes e a todos os integrantes da nova diretoria do Sindicato. Terto ressaltou a importância do engajamento dos trabalhadores ao SMetal para conquistar melhorias à categoria e à classe trabalhadora. Engajamento esse que começou quando Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, venceu a eleição de 1983 e levou a entidade a se filiar à então recém-fundada CUT.

Também comentou em relação à campanha salarial, pedindo a mobilização de todos os trabalhadores para que, na hora de negociar com os grupos patronais, a pauta de reivindicações seja atendida.

Importância do Sindicato

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, desejou a nova diretoria muito trabalho e muita luta. “Tenho certeza que, com a experiência de Terto como presidente e mais a chegada de novos membros da Executiva, o Sindicato vai continuar forte e, acima de tudo, com mais fôlego para defender os direitos dos metalúrgicos.”

Para o presidente da CUT Estadual, Adi dos Santos Lima, o SMetal é exemplo para outras categorias profissionais. Tal referência, segundo Lima, é pela competência dos dirigentes que marcaram sua história fazendo parte da diretoria da categoria. “Desde a entrada de Bolinha como presidente, o SMetal se consolidou como um Sindicato que planeja antes de executar”.

Já o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas de Moraes, disse que a grandeza e a importância do SMetal para outros Sindicatos é muito maior que se imagina. “Trata-se de uma diretoria que é envolvida não apenas na vida do trabalhador dentro da fábrica, mas também fora dela (o chamado Sindicato Cidadão), o que contribui para o desenvolvimento de Sorocaba e região em vários aspectos, sobretudo na qualificação e na saúde do trabalhador”.

Lideranças locais

O vereador sorocabano Izídio de Brito (PT), que já foi presidente do SMetal e faz parte da Diretoria Plena da instituição, afirmou que o SMetal está no caminhado certo, colocando em sua diretoria gente com experiência e mesclando com ideias novas.

Izídio também disse que aprovação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), projeto esse que começou a ser discutido em 2005 pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), também ex-dirigente do SMetal, vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região; e o Sindicato tem que participar desse processo em nome da categoria.

Já o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), que foi vice-presidente do SMetal entre o final dos anos 80 e o início dos 90, afirma que a presença de mais de quatro mil metalúrgicos na posse da nova diretoria confirma a confiabilidade que o SMetal tem com os trabalhadores.

Um Sindicato, nas palavras de Hamilton, que contribuiu diretamente pelo surgimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), assim como construiu uma história sólida de enfrentamento, com um só objetivo: defender os direitos dos metalúrgicos e da classe trabalhadora em Sorocaba e região.

Também a deputada Iara Bernardi e os vereadores sorocabanos Francisco França e Carlos Leite (todos do PT) prestigiaram a posse no último sábado.

Como surpresa aos associados presentes, a festa foi encerrada com um ótimo show da sambista Lecy Brandão, que além de cantora, tem uma respeitável trajetória de militância política e social.

tags
confraternizaçao sindicato dos metalurgicos de sorocaba SMETAL
VEJA
TAMBÉM