Os trabalhadores da Tecsis que participaram da plenária na sede do Sindicato dos Metalúrgicos na manhã do último domingo, 22, saíram muito mais preparados para enfrentar negociações com a empresa, inclusive sobre participação nos resultados.
A plenária, coordenada pelo dirigente sindical Valdeci Henrique da Silva, contou com a participação de um economista, um advogado e um médico do trabalho.
O economista Fernando Lima mostrou como está constituído o controle acionário da Tecsis. Ele também informou que as vendas da empresa cresceram 40% de 2010 para 2011 e o lucro bruto cresceu 50% no mesmo período. A Tecsis só apresentou prejuízo de R$ 230 milhões, “porque investiu em papéis podres do mercado financeiro anos atrás [em 2008]”, explicou.
“Os trabalhadores não têm culpa por aventuras financeiras da empresa. A produção está acelerada, a Tecsis está faturando alto e conseguindo novos contratos”, defendeu Valdeci.
O advogado Imar Rodrigues explicou como está o processo de representação sindical e disse que espera para breve um parecer judicial definitivo.
Já o médico Paulo Kaufmann relatou casos de acidentes e doenças ocupacionais ocorridos na empresa e esclareceu como o trabalhador deve proceder nesses casos.