Dentro de poucos dias o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região deverá protocolar na Toyota uma pauta com as principais reivindicações dos trabalhadores da montadora, que foi inaugurada em Sorocaba há oito meses.
A pauta foi elaborada pelos próprios funcionários, que participaram de uma plenária na sede do Sindicato no último sábado, dia 9. Dirigentes sindicais e técnicos convidados pelo Sindicato coordenaram a plenária e incentivaram o debate que resultou na montagem do documento.
“As negociações anteriores do Sindicato com a Toyota já resultaram na jornada de trabalho de 40 horas, no acordo de dias-pontes e no empréstimo consignado. Mas com o expressivo apoio dos trabalhadores, demonstrado no sábado, podemos avançar ainda mais”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato.
A lista de reivindicações será redigida em forma de pauta pelo departamento jurídico do Sindicato. Quem participou da plenária já conhece o conteúdo da pauta, que terá seus itens divulgados amplamente após o protocolo.