A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) realiza nesta sexta-feira, dia 7, na sede da entidade, em São Bernardo do Campo, a Plenária Estatutária da campanha salarial da categoria este ano. A Plenária vai definir a pauta de reivindicações que será votada em assembleias nos sindicatos filiados nas próximas semanas.
Após a pauta ser votada em assembleias de trabalhadores nos 14 sindicatos filiados à FEM, ela será protocolada junto aos grupos patronais do setor metalúrgico.
Este ano, a campanha salarial dos metalúrgicos da CUT vai negociar todos os itens da Convenção Coletiva de cada grupo patronal (veja relação dos grupos abaixo). Isso significa discutir não somente as cláusulas econômicas, como reajustes salariais e pisos, mas também as cláusulas sociais, como adicionais, licença maternidade, valores de horas extras, garantias ao trabalhador acidentado, doente ou em vias de aposentadoria, entre outras.
As cláusulas sociais dos metalúrgicos da FEM/CUT são negociadas a cada dois anos. Já as cláusulas econômicas são debatidas todos os anos.
A data-base dos metalúrgicos, limite para firmar a Convenção Coletiva ou Aditamento, é 1º de setembro.
As montadoras são o único setor da base da Federação (que incluem as regiões do ABC paulista, Taubaté, Sorocaba e São Carlos) que não participarão desta Campanha, porque já foram negociados acordos por empresas.
As montadoras são o único setor da base da Federação (que incluem as regiões do ABC paulista, Taubaté, Sorocaba e São Carlos) que não participarão desta Campanha, porque já foram negociados acordos por empresas.
Plenárias Regionais
Na plenária desta sexta, dia 7, serão apresentadas as reivindicações debatidas nas Plenárias Regionais da FEM, realizadas nas últimas semanas nos sindicatos dos metalúrgicos de Pindamonhangaba, Matão e Salto, que reuniram dirigentes dos 14 sindicatos filiados à Federação.
“O nosso ramo tem o melhor modelo de Campanha Salarial do País. Construiremos uma pauta de reivindicações baseada na realidade de cada sindicato”, ressalta o presidente da FEM, Valmir Marques da Silva, Biro Biro.
Biro disse que a FEM participará das atividades em conjunto com a CUT São Paulo. O Secretário Geral da CUT estadual, Sebastião Cardozo, o Tião, participou das Plenárias Regionais e reforçou “a importância da solidariedade e unidade de classe”. “Além do ramo metalúrgico, categorias importantes como bancários, petroleiros e químicos também estarão em Campanha e, por isso, é fundamental fazermos mobilizações coletivas”, afirma o dirigente da CUT.
Confira abaixo os setores metalúrgicos da base da FEM em Campanha Salarial este ano:
Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)
Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos;
refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)
Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)
Estamparia
Fundição