O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) sedia nesta quinta-feira, dia 26, o I Seminário para Elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorocaba. O evento acontece das 8h às 13h e é aberto ao público.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) ou no próprio local no início do seminário.
A atividade tem como objetivo traçar diretrizes de políticas municipais no combate à fome, na luta contra a obesidade e na garantia do acesso à alimentação saudável, sem agrotóxicos.
Segundo a assistente social do Banco de Alimentos de Sorocaba, Meire Ellen Rodrigues, que também é secretária do Consea, a expectativa é que o seminário promova o interesse e a participação popular na elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar.
Por isso, explica Meire, foram convidadas todas as instituições cadastrados no Banco de Alimentos para o evento. “Esperamos que possamos traçar novos caminhos visando a reestruturação dos programas de transferência de alimentos em Sorocaba, como o próprio Banco”, afirma.
O seminário é organizado pelo Consea e a Prefeitura de Sorocaba.
O SMetal fica na rua Júlio Hanser, 140, Lageado, próximo à Rodoviária de Sorocaba.
O que é Segurança Alimentar e Nutricional?
A assistente social explica que o Banco de Alimentos de Sorocaba participa ativamente do processo de construção e fortalecimento de uma política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com a garantia de acesso ao alimento saudável, com qualidade e quantidade.
“A SAN é a realização do direito à alimentação de forma sustentável, preservando os recursos naturais”. E completa: “é conscientizar as pessoas para a manipulação e consumo adequado do alimento, reconhecendo seu significado cultural e social, aproveitando ao máximo o que está nele disponível”.