A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) convida todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria, associado (a) ou não, para participar da pesquisa online e colaborar na construção de um novo sindicato.
A realidade do mundo do trabalho e da metalurgia mudou muito nos últimos anos e o objetivo desse questionário é de criar uma ferramenta para facilitar o recebimento de críticas, sugestões e de informações que possam auxiliar na luta por direitos e na construção de um Sindicato de acordo com essa nova fase.
O secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, explica que a pesquisa está disponível para qualquer trabalhador ou trabalhadora metalúrgico (a), do chão da fábrica e do administrativo. Ela é confidencial e pode ser acessada diretamente pelo www.smetal.org.br/pesquisasmetal
Em cada fábrica há uma realidade diferente e não são somente as mudanças das técnicas de produção que afetam a vida do trabalhador, mas as recentes reformas, como a Trabalhista, que liberou a terceirização e o contrato intermitente, entre outras.
“Há também a discriminação, o assédio moral e pressões que afetam o dia a dia do trabalhador. Por isso, queremos ouvir do metalúrgico o que realmente acontece no seu local de trabalho e como ajudar”, explica Tiago.