Busca
Busca
Comunicação

PDF da Folha Metalúrgica 714 está disponível no site

Destaques: Metalúrgicos protocolam pauta na Fiesp; Congresso cria obstáculos à reforma política; Sindicatos da região decidem amanhã sobre protestos do dia 11; Ato contra PL da terceirização

Imprensa SMetal
Divulgação

A edição impressa da Folha Metalúrgica nº 714 (42 mil exemplares) começa a ser distribuída nas fábricas na madrugada desta sexta-feira, dia 5. Clique aqui para ler em PDF ou confira os destaques abaixo:

Campanha Salarial

Metalúrgicos protocolam pauta de reivindicações na Fiesp

Os metalúrgicos da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) protocolaram nesta quinta, dia 5, a pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial deste ano. Antes do protocolo houve um ato público da categoria em frente à sede patronal, na avenida Paulista, em SP. Reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, unificação e ampliação das cláusulas sociais dos setores metalúrgicos estão entre as reivindicações. A data-base dos metalúrgicos da FEM/CUT é 1º de setembro.

Brasil

Congresso cria obstáculos à reforma política

Praticamente só a bancada do PT no Congresso Nacional defende com firmeza a realização do plebiscito da reforma política ainda este ano, como quer a presidente Dilma Rousseff. Os demais partidos, inclusive da base aliada, tentam deixar a decisão para 2014.

Os partidos de oposição vêm descartando até mesmo a realização do plebiscito sobre sistema político, seja neste ou no próximo ano. Eles preferem trocar o plebiscito sugerido por Dilma por um referendo, no qual a população se limitaria dizer sim ou não a um projeto elaborado pelo próprio Congresso.

Em resposta aos obstáculos criados por opositores da reforma, a presidenta Dilma pediu que povo “teime” por avanços e diz que a hora de acelerar mudanças “é agora”.

Mobilização

Sindicatos da região decidem nesta sexta formato da manifestação do dia 11

Sindicato de diversas categorias profissionais da região vão se encontrar às 14h desta sexta-feira, dia 5, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, para definir como serão as manifestações públicas convocadas pelas centrais sindicais no dia 11 de julho.

Lideranças locais reafirmam as informações da CUT nacional de que o ato do dia 11 não terá caráter de greve geral. “Será um dia nacional de lutas, quando vamos levar às ruas diversas pautas de interesse dos trabalhadores, como sempre fizemos”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva.

Alerta

“Protesto sem pauta tem bandeira sim: a da direita golpista”, afirma presidente da CUT/SP

Para o presidente da CUT estadual de São Paulo, Adi dos Santos Lima, muitas das recentes manifestações no Brasil tornaram-se violentas e intolerantes porque têm sido dirigidas pela grande imprensa e pela elite conservadora. “Eles expulsam bandeiras de partidos e centrais. Mas protesto sem pauta e sem identidade tem bandeira sim: a da direita golpista”, afirma o dirigente, que atua no movimento metalúrgico desde o final dos anos 80.

Adi esteve em Sorocaba nesta sexta-feira, dia 28, conversando com lideranças sindicais e populares para explicar como a central está avaliando a onda de manifestações no Brasil.

Legislação

Aviso prévio proporcional amplia direito à indenização do artigo 9º

A Lei que amplia para até 90 dias o aviso prévio para demissões sem justa causa também influencia, positivamente, a garantia de indenização para trabalhadores dispensados até 30 dias antes da data-base da categoria. No caso dos metalúrgicos de Sorocaba e Região, a data-base é 1º de setembro.

Segundo parecer do departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos, mesmo que o aviso prévio seja de 90 dias, se o último dia desse aviso cair nos 30 dias que antecedem a data-base, o trabalhador terá direito a um salário extra de indenização.

Consciência de classe

Mais de 73% dos trabalhadores da Forte Metal se associam ao Sindicato

Representação sindical na Metal Forte, localizada no bairro Brigadeiro Tobias, Sorocaba, mudou de construção civil para metalúrgica no início de junho.

Economia e emprego

Setor metalúrgico abriu 670 postos de trabalho na região desde janeiro

O saldo positivo nos primeiros cinco meses de 2013 é superior ao do mesmo período de 2012, quando houve abertura de 269 postos de trabalho.

Serviço

Sedes do Sindicato fecham no feriado prolongado

Em virtude do feriado paulista de 9 de julho, as sedes do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba, Iperó, Araçariguama e Piedade fecham no final do expediente desta sexta-feira, dia 5, e reabrem na manhã de quarta-feira, dia 10.

tags
Comunicação destaques Imprensa SMetal julho pauta fies pdf folha 714 protestos reforma politica site folha metalurgica terceirizaçao
VEJA
TAMBÉM