Com a presença dos sindicatos filiados, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) realizou a Plenária Estatutária que aprovou o slogan, os eixos e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023. A atividade sindical aconteceu na manhã do sábado, 17, em Cajamar. Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) estiveram na plenária.
Os metalúrgicos definiram como slogan para este ano “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia”. Já os eixos da Campanha serão:
· Reposição da Inflação
· Aumento Real
· Valorização dos Pisos Salariais
· Valorização das Convenções Coletivas de Trabalho
· Redução de Jornada sem Redução de Salário
· Redução dos Juros
Outro ponto de suma importância foi a definição da pauta de reivindicações que será entregue para cada bancada patronal. O documento foi aprovado por unanimidade e traz contribuições dos representantes dos trabalhadores nos 13 sindicatos filiados à Federação.
A partir da próxima semana, o slogan, eixos e pautas de reivindicações serão votados em assembleias dos 13 sindicatos que compõem a base da FEM-CUT/SP. A Federação marcou para o início de julho a entrega do documento para as bancadas patronais e, na sequência, inicia o processo de negociação.
Entrega da pauta será no início de julho
O presidente da Federação, Erick Silva, destaca a importância do momento para a categoria. “Junto dos 13 sindicatos, a FEM está pronta para mais uma Campanha Salarial em prol dos metalúrgicos e metalúrgicas. Estamos com muito entusiasmo para garantir o que é importante para o trabalhador, que são os direitos, reajuste, aumento real e a redução de jornada. A luta continua, por todos os pontos, por todas as questões, por tudo que o trabalhador merece. Não será um desafio fácil, como sempre, mas nossa determinação nas mesas de negociações será trazer o melhor acordo para os trabalhadores”.
Max Pinho, secretário-geral da FEM-CUT/SP, completa: “A construção da Campanha Salarial é um exercício coletivo, que passa pelo trabalho da Federação e dos Sindicatos, e também por meio da união e mobilização da categoria. Vamos mostrar para as bancadas patronais, mais uma vez, que os metalúrgicos do estado de São Paulo sabem fazer a luta para garantir valorização salarial e os direitos. Temos certeza que teremos mais uma Campanha Salarial vitoriosa”.
A secretária de Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP, Ceres Ronquim, destaca que a luta pelas metalúrgicas será ponto importante nas negociações. “Sempre buscamos a valorização da categoria como um todo e nós, do Coletivo de Mulheres, junto com toda direção da FEM, temos o compromisso de manter e ampliar os direitos específicos das trabalhadoras. As companheiras em todo estado podem contar conosco em mais uma Campanha Salarial”.
Ao todo, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) representa mais de 200 mil trabalhadoras e trabalhadores metalúrgicos em todo o Estado de São Paulo.