Um passeio cultural e ecológico pela Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, no último sábado, dia 29, marcou o encerramento da 7ª Sesispat (Semana Sindical de Saúde e Prevenção a Acidentes de Trabalho). O evento havia começado na segunda-feira, dia 24, com teatros na porta das fábricas.
Mais de 80 pessoas, entre crianças e adultos, participaram da caminhada por trilhas ecológicas pela Fazenda Ipanema, o berço da siderurgia nacional.
O grupo se dividiu em duas turmas. Uma resolveu enfrentar a caminhada de 6 km com alguns trechos pesados durante a trilha. Já outra parte optou pelo percurso mais curto: 1,2 km. Nas duas opções, as pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre a história do local.
A Semana
A 7ª Sesispat correu entre os dias 24 e 28 de outubro e teve como tema: “Tratamento Humano da fábrica ao serviço de saúde”. O evento contou com a participação de 800 pessoas que participaram de diversas palestras com temas relacionados à saúde e prevenção de acidentes de trabalho.
A Semana ainda prestou serviços gratuitos de saúde aos metalúrgicos e à comunidade, como testes de glice¬mia e campanhas educativas.
Neste ano, as apresentações de teatro nas fábricas tiveram a presença de aproximadamente 5.200 pessoas.
O diretor executivo do Sindicato e responsável pela coordenação da Sesispat, Clodoaldo Aparecido Garrote, afirma que a Semana teve um saldo positivo, “porque atingimos nosso objetivo tanto de público quanto na qualidade do evento”, completa.