Busca
Busca
Saúde Pública

Passeata no centro de Sorocaba cobra melhorias na Saúde Pública

Campanha do hospital municipal já coletou 16,5 mil assinaturas das 25 mil necessárias

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Passeata, que contou com a presença da ex-deputada federal Iara Bernardi, saiu da praça Frei Baraúna rumo ao centro da cidade

Passeata, que contou com a presença da ex-deputada federal Iara Bernardi, saiu da praça Frei Baraúna rumo ao centro da cidade

Um grupo formado por sindicalistas, representantes de ONGs, associações, Partido dos Trabalhadores e de grupos religiosos promoveram uma passeata com panfletagem no centro de Sorocaba, no último sábado, dia 14, para cobrar melhorias na saúde pública no município.

“A qualidade da saúde pública municipal é degradante, empurrando a população para ser dependente de planos de saúde privados. O SUS [Sistema Único de Saúde] está sendo depreciado injustamente”, diz o sindicalista Tiago Almeida do Nascimento, um dos integrantes da passeata e coordenador da campanha que coleta assinatura em abaixo-assinado em prol da construção de um hospital municipal em Sorocaba.

“Não estamos aqui para falar mal da saúde, apenas. Nosso objetivo é pegar as coisas boas e torná-las mais acessíveis à população, pois nem todas as pessoas têm condições de arcar com as despesas de um convênio médico particular”, explica o sindicalista.

Panfletagem

Por volta das 10h, o grupo, de aproximadamente 50 pessoas, se concentrou na praça Frei Baraúna e caminhou de forma pacífica pelas ruas do Centro, voltando a se concentrar na praça Coronel Fernando Prestes e distribuir material informativo às pessoas que passavam pelo centro da cidade.

Os impressos divulgaram quatro itens em defesa da saúde: 1. Pelo serviço público de qualidade e sem privatização do SUS (Sistema Único de Saúde); 2. A Saúde de Sorocaba pede Socorro, com críticas à política municipal de atendimento; 3. Pela construção de um hospital público municipal; 4. Apoio à Campanha da Fraternidade, que este ano prega a melhoria da saúde pública no Brasil.

Hospital Municipal
Ao mesmo tempo em que acontecia a passeata do centro da cidade, um grupo de 30 voluntários estavam no bairro Júlio de Mesquita Filho [Sorocaba 1], onde coletaram cerca de mil assinaturas no abaixo-assinado que deverá ser enviado à Câmara Municipal para cobrar, via projeto de iniciativa popular, a construção de um hospital municipal em Sorocaba.

Com as mil assinaturas obtidas no Sorocaba 1, o abaixo assinado já conseguiu 16,5 mil assinaturas das 25 mil necessárias.

O Sindicato dos Metalúrgicos é um dos postos fixos de coleta de assinaturas. Também há postos itinerantes em frente ao Poupatempo, no Terminal Santo Antônio e no Cartório Eleitoral de Sorocaba.

É preciso ser eleitor de Sorocaba e saber o número do título de eleitor para aderir ao abaixo-assinado.

Mais informações www.smetal.org.br/hospitalmunicipal ou (15) 3334-5400 (sindicato dos metalúrgicos).

tags
caminhada centro sorocaba Hospital Municipal passeata saúde pública
VEJA
TAMBÉM