Coca-Cola

Parte de ex-funcionários da Sorocaba Refrescos não recebe acordo

Parte dos 217 trabalhadores desligados pela Sorocaba Refrescos ainda não recebeu os pagamentos referentes ao acordo trabalhista firmado entre a empresa e o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul
ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (26/3/2015)

Trabalhadores chegaram a fazer protesto por conta das demissões, acampando em frente à empresa

Parte dos 217 trabalhadores desligados pela Sorocaba Refrescos Coca-Cola ainda não recebeu os pagamentos referentes ao acordo trabalhista firmado entre a empresa e o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região. Dois deles, Roberto Xavier Tavares e José Medeiros dos Santos Filho, chegaram a entrar em contato com Cruzeiro do Sul, para tentar obter informações sobre os motivos pelos quais os pagamentos ainda não foram liberados.

Roberto Xavier Tavares informa que já realizou o exame médico demissional há mais de 15 dias e que até hoje não recebeu o pagamento referente ao acordo trabalhista. “Não temos qualquer informações sobre o que acontece e quando receberemos o dinheiro”.

Com lesão no ombro e na coluna, José Medeiros dos Santos Filho também aguarda receber o dinheiro da rescisão trabalhista. “Moro em Itapetininga e não tenho dinheiro nem para ir ao médico para me tratar. Estamos esperando desde o dia 30 de junho, quando fizemos o exame médico”.

Na tarde de ontem, o Cruzeiro do Sul contatou a Justiça do Trabalho para descobrir o motivo do atraso nos pagamentos. Segundo o diretor da 4ª Vara Trabalhista, Luiz Roberto da Silva, dos 219 colaboradores demitidos, 78 fizeram acordo com a empresa e já receberam seus direitos. Outros 80 funcionários aceitaram o acordo firmado entre a empresa e o sindicato e também já tiveram suas dispensas homologadas pelo juiz Valdir Rinaldi.

Segundo o diretor, ainda restam 59 homologações pendentes. “O juiz deve marcar audiência para resolver esses casos. Inclusive, estamos a disposições daqueles que ainda não receberam seus pagamentos para quaisquer esclarecimentos”, informou o Luiz Roberto.

Por nota, a Sorocaba Refrescos informou que firmou acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, que representa os ex-funcionários na ação coletiva. No dia 06 de julho, foi protocolada na 4ª. Vara da Justiça do Trabalho a petição com os termos do acordo firmado entre as partes, o qual teve a aprovação prévia dos ex funcionários em Assembleia realizada pelo Sindicato. A empresa afirma que aguarda a homologação da Justiça do Trabalho para a efetivação dos pagamentos.

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, também, por meio de nota, confirmou: “O acordo de compensação financeira pela demissão coletiva praticada pela Sorocaba Refrescos S.A., que foi aprovado pelos motoristas e ajudantes em assembleia realizada no dia 29 de junho, aguarda homologação da 4ª Vara da Justiça do Trabalho de Sorocaba para a efetivação do pagamento dos nove salários nominais alguns trabalhadores podem receber até 11 salários nominais conforme tempo de trabalho na empresa -, e o consequente acesso ao FGTS, à multa de 40% do FGTS e ao seguro desemprego.”

Na nota, o sindicato acrescenta que além do pagamento dos nove salários nominais, o acordo firmado com a empresa prevê o pagamento a todos os 217 trabalhadores de convênio médico familiar e cesta básica por mais 10 meses, a contar de julho.

“Até o momento, a empresa está cumprindo o acordado. O convênio médico familiar continua ativo e os trabalhadores já receberam duas cestas básicas, que foram retiradas na sede do Sindicato em Sorocaba. O Sindicato, como percebido, mantém contato constante com os trabalhadores e continuará acompanhando o processo até o encerramento definitivo”, finaliza o sindicato.

Acordo trabalhista Coca Cola Rodoviários Sindicato dos Rodoviários Sorocaba Sorocaba Refresco trabalhista