O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Associação Sorocaba Futebol de Amputados (ASFA) renovaram a parceria entre as instituições. Com essa atualização, são cinco anos de atuação conjunta em que SMetal apoia a promoção da inclusão social das Pessoas Com Deficiência (PCDs) no esporte sorocabano.
Na reunião, que aconteceu na semana passada, os representantes das entidades analisaram um balanço das conquistas e avanços da parceria no último ano. Leandro Soares, presidente do SMetal, e Adilson Nunes (Dinho), presidente da ASFA, recordaram os títulos conquistados pelo São Bento Futebol de Amputados e o aumento de participantes na modalidade. O tesoureiro da Associação, Reginaldo Andrade, também esteve presente no encontro.
“Em 2022, colhemos frutos dessa parceria. Conseguimos ficar com boas colocações em diversas competições como Campeonato Paulista e Copa do Brasil. No cenário do futebol de amputados nacional, a ASFA teve grandes conquistas. Para 2023, almejamos ser campeões e solidificar nosso trabalho no país”, comenta Dinho.
Ano passado, o São Bento Futebol de Amputados – equipe que faz parte da estrutura da ASFA – conquistou o vice-campeonato na Copa do Brasil da modalidade, o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e no Paulista. Neste ano, a comissão técnica pretende aprimorar o ritmo de jogo dos atletas. Segundo o presidente da ASFA, a ideia é levantar o caneco de “campeão” na temporada que começa no dia 18 de março, com o Paulistão.
Muito além das conquistas esportivas, o Sindicato dos Metalúrgicos entende que os últimos cinco anos desta parceria também devem ser celebrados pela perspectiva do incentivo às práticas esportivas dentro do universo PCD. Atualmente, a ASFA conta com 100 cadastrados na Associação, sendo que 69 estão praticando nos times de futebol masculino e feminino de amputados. No começo da parceria, eram 12 jogadores. Pessoas que, como já contamos aqui outras vezes, superaram as adversidades por meio do esporte.
“Quando pensamos que há quase 70 atletas se movimentando, aprendendo e se dedicando no esporte PCD, entendemos que nossa parceria é bem-sucedida. Isso porque a maior retribuição que podemos receber é o valor que esses jogadores e jogadoras geram para a nossa cidade, levando o nome de Sorocaba para o mundo”, comenta Leandro Soares.
Futuro
Hoje, ao menos doze meninas treinam futebol no time da Associação. Mas, como o SMetal mostrou na reportagem de março de 2022, não há equipes no país para que elas possam desenvolver um trabalho ou competir profissionalmente. Esse cenário, além de mostrar que é necessário investir no futebol feminino de amputados, também traz a necessidade de repensar a rota, para que as atletas não fiquem paradas.
Elas continuam treinando o futebol, mas toparam um desafio diferente: compor a equipe de vôlei adaptado da ASFA. Em 2023, as jogadoras irão treinar na estrutura disponível no Clube dos Metalúrgicos do SMetal. Segundo Dinho, o objetivo é que elas estejam prontas para o Campeonato Paulista de Vôlei Sentado, que acontece em outubro de 2023.
Quem tiver interesse em participar do futebol masculino ou vôlei adaptado para ambos gêneros, pode entrar em contato com a Associação por meio do telefone (15) 98155-0221 ou (15) 974047464.