Busca
Na mídia

Para produzir o Yaris, Toyota criará terceiro turno em Sorocaba

A fábrica de Sorocaba da Toyota deve formar o terceiro turno para ajudar na produção do novo modelo, o Yaris. 

Jornal Cruzeiro do Sul
Divulgação
Produção do Yaris exigirá terceiro turno em Sorocaba

Produção do Yaris exigirá terceiro turno em Sorocaba

A Toyota, que recentemente comemorou 60 anos de Brasil, vai ampliar sua produção. A marca japonesa vai deixar um pouco de lado seu extremo conservadorismo e aumentar a produção de seus modelos, mesmo porque essa “timidez”, uma característica das montadoras japonesas, está afetando seu desempenho comercial. No último ano, enquanto o mercado cresceu 9,4%, as vendas dos veículos da marca cresceram apenas 5% pois o fabricante não teve como atender a demanda.

A solução será introduzir o terceiro turno de trabalho nas duas fábricas que podem garantir volume para a marca, a de Sorocaba que produz o Etios e se prepara para produzir o Yaris, e a fábrica de motores de Porto Feliz, que já fabrica os motores do Etios e produzirá os propulsores para o novo modelo. Será a primeira vez que a Toyota terá um terceiro turno em suas fábricas brasileiras. A medida entrará em vigor no segundo semestre para dar sustentação à produção do Yaris, um veículo compacto que chegará ao mercado primeiramente como um hatchback e ganhará, meses depois, uma versão sedã. O novo carro terá como concorrentes diretos os novos Volkswagen Polo/Virtus, Fiat Argo/Cronos e os veteranos Honda Fit/City.

A Toyota é uma das poucas montadoras que atravessou a crise sem demitir funcionários nem recorrer ao lay-off, que é a suspensão temporária de contratos com os trabalhadores. A empresa já anunciou no início do ano a contratação, antes da entrada do terceiro turno, de 145 trabalhadores para a fábrica de Sorocaba. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal), são cem vagas para o setor de produção (montagem, pintura, funilaria, movimentação, prensas e inspeção) e 45 vagas para a área de manutenção. O curioso é que para contratar trabalhadores para sua linha de montagem, a Toyota exige segundo grau completo, mas não exige experiência anterior. Ela gosta de formar sua própria mão de obra. Hoje a planta de Sorocaba tem dois mil trabalhadores e está recebendo investimentos de R$ 1 bilhão para produzir o novo modelo.

tags
Sorocaba terceiro toyota turno
VEJA
TAMBÉM