Busca
Busca
Solidariedade

Para denunciar e combater a fome, SMetal do Bem completa dois meses

A campanha, realizada pelo SMetal e BAS, já distribuiu mais de mil marmitas na região de Brigadeiro Tobias para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Projeto nasceu com o objetivo de atender famílias em vulnerabilidade social de forma contínua e denunciar e combater a fome em Sorocaba

A ação solidária de distribuição de marmitas, o SMetal do Bem, é realizada semanalmente há dois meses pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), com o objetivo de atender famílias em vulnerabilidade social de forma contínua e denunciar e combater a fome em Sorocaba.

Com a entrega de mais de mil marmitas neste período, acompanhadas de frutas doadas pelo BAS, o projeto é realizado em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Povo, que assiste mais de 200 famílias na região de Brigadeiro Tobias, nos bairros Caputera, Genebra, Inhaíba, Jardim Eldorado, Vila Astúrias, Vila São João, Vila Tupã 1 e Vila Tupã 2. A iniciativa é um desdobramento da Campanha do Agasalho, realizada anualmente pelo SMetal.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, agradece quem tem ajudado o projeto e convoca os órgãos públicos a atuarem para resolver a questão da fome.

“Ficamos felizes em poder ajudar quem está precisando, mas é lamentável que os sorocabanos passem fome, considerando que vivemos em uma das cidades mais ricas de um dos países que mais produz alimentos no mundo”, destaca.

Desigualdade social

No Brasil, em 2022, mais de 20 milhões de pessoas estavam em situação de insegurança alimentar grave, caracterizado por estado de fome, segundo o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)” da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Apesar de não haver dados oficiais sobre a fome em Sorocaba, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), coordenador do projeto e dirigente do SMetal, afirma que quem está nas periferias sabe que essa é uma realidade. “Nas entregas, conhecemos muitas histórias das famílias que não têm o que dar de comer para seus filhos”.

A coordenadora da Pastoral da Promoção Humana e parceira do projeto, Janete Tossato,ressalta a importância do projeto.

“Esse projeto é necessário pois as famílias das comunidades que atendemos são muito carentes e precisam de ajuda. Nos últimos anos a falta do alimento básico aumentou” afirma.

Como ajudar

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com o projeto através do Pix de conta no Banco Sicredi ([email protected]). Todo o valor arrecadado com as doações será revertido para a compra dos alimentos das marmitas.

Para ajudar o Banco de Alimentos de Sorocaba, que doa alimentos para o projeto, é necessário entrar em contato através do número (15) 97400-0206.

Confira a galeria de fotos

SMetal do bem celebra dois anos
Amanda Monteiro | Carol Fernandes | Foguinho e Gabriela Guedes/ Imprensa SMetal
tags
Banco de Alimentos bas SMetal do Bem
VEJA
TAMBÉM