A pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios para o mundo em 2020. Com a doença avançando pelos países, o fechamento de tudo foi inevitável. O Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), no entanto, não parou. Pelo contrário, intensificou os trabalhos para defender a categoria metalúrgica de Sorocaba e região.
Na primeira fase, a entidade cobrou medidas de higiene e segurança das empresas, buscando adaptar a rotina para nova realidade.
Na sequência, negociou acordos – desde férias coletivas, banco de horas até suspensão de contrato e redução de jornada – que garantiram a saúde, o emprego e a renda dos trabalhadores.
Os metalúrgicos participaram de todas as decisões. Através de uma plataforma exclusiva, as assembleias foram realizadas à distância, pelo Portal SMetal, com segurança e sigilo do voto, uma vez que o sistema é criptografado, evitando aglomerações e a disseminação do coronavírus.
Quando os trabalhadores voltaram para o local de trabalho, o Sindicato manteve o acompanhamento e a cobrança para que fosse seguro para todos.
Saúde e segurança em primeiro lugar
Ao longo desse mandato, o SMetal reforçou a atuação na segurança e saúde do trabalhador, buscando fortalecer as CIPAs, levando informações sobre o tema através de campanhas e realizando assembleias especificas em diversas fábricas.