Palestras realizadas na noite de sexta-feira, dia 8, marcaram o início da 1ª Semana de Consciência de Raça promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.
Já no sábado, dia 9, foram realizadas palestras sobre a saúde da população negra, assédio no ambiente de trabalho e oficina de turbantes.
O evento organizado pelo coletivo de Igualdade Racial do Sindicato contou com a presença de membros e representantes de vários movimentos sociais e culturas, do vereador Izídio de Brito, da assessora da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT/SP, Sandra Carvalho Rodrigues, e da assessoria do deputado estadual Hamilton Pereira (PT).
Na palestra de abertura, na noite de sexta, a líder da comunidade quilombola Cafundó de Salto de Pirapora, Regina Aparecida Pereira, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas 24 famílias descendentes de quilombolas que vivem no local. Em fevereiro deste ano, a Associação Remanescente de Quilombo Kimbundu do Cafundó conseguiu a reintegração de posse de 122 hectares de terra que haviam sido tomadas por grileiros ao longo das últimas quatro décadas. “Apesar de termos sidos vitoriosos nessa ação movida pelo Incra, enfrentamos dificuldades devido à falta de apoio com infraestrutura”, comentou.
Segundo Regina, apesar de terem terras e recursos, a Associação enfrenta dificuldades para, por exemplo, conseguir financiamento de um trator para potencializar a produção agrícola. “É muita burocracia. Queremos ser reconhecido como comunidade quilombola”, critica.
Afroempreendedorismo
Em seguida, João Carlos Nogueira explicou detalhes do projeto Brasil Afroempreendedor, do qual é coordenador executivo.
Lançado em agosto deste ano pelo Instituto Adolpho Bauer (IAB), o Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP) e o SEBRAE Nacional, o projeto piloto vai acompanhar e prestar orientação a 1.200 empreendedores afrodescendentes, em 12 estados brasileiros.
“Esse projeto surgiu a partir de uma demanda da sociedade civil. Soma-se a outras ações de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial da sociedade brasileira, com objetivos de formular políticas públicas para o fortalecimento e o desenvolvimento do afroempreendedorismo no Brasil e de consolidar a Rede Nacional de Afroempreendedores”, explicou Nogueira.
Ao final do evento de sexta, os integrantes do grupo de rap sorocabano o X da Questão falaram sobre a história do grupo que em 2013 completa 20 anos de carreira. Além de depoimentos, o público presente conferiu apresentação musical do grupo.
Baile black
Também como parte das atividades do mês da Consciência Negra, o Sindicato promove no dia 22, às 21 horas, na sede de Sorocaba, o Baile Black com o DJ Bruno E-Mixer. O baile é aberto a todos os interessados e a entrada é um quilo de alimento não-perecível. Os mantimentos arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos de Sorocaba.
Em Sorocaba o Sindicato fica na rua Júlio Hanser, 140, Lageado, próximo à rodoviária.