Palavra do presidente: trabalhadores precisam ocupar os espaços de poder

Em artigo publicado na Folha Metalúrgica nº 1043, o presidente do SMetal, Leandro Soares, fala sobre a importância dos trabalhadores estarem nos espaços de decisão para que possam transformar suas vidas

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1043
Foguinho/Imprensa SMetal

Leandro Soares é funcionário da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal.

A eleição do metalúrgico Izídio de Brito para vereador em Sorocaba mais uma vez é uma vitória da classe trabalhadora, especialmente da categoria. É mais um passo importante para que, enquanto defensores das bandeiras dos trabalhadores, possamos ampliar nossa presença nos espaços de poder.

Além de negociações mais qualificadas, estar mais perto da base, conquistar e ampliar os reajustes e cláusulas sociais, ocupar a Câmara é parte do nosso planejamento. Cada passo  para esta conquista foi dado de acordo com nosso projeto de um sindicato forte e cidadão.

A eleição do nosso companheiro Izídio é mais uma etapa vitoriosa dessa jornada de transformação da sociedade que esta gestão do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tem compromisso.

Estamos sempre nos locais de trabalho para ouvir as demandas dos trabalhadores e na luta diária para melhorar as condições de cada metalúrgico, mas temos olhado para além do chão de fábrica. Nosso sindicato realiza diversas ações para denunciar e combater a fome, apoia diversas entidades que, junto ao SMetal, atuam para incluir a diversidade e combater a desigualdade. A solidariedade é parte de nosso trabalho. A gente não para.

O próximo passo é trabalhar para retomar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e, no futuro, eleger representantes dos trabalhadores para outros cargos no legislativo e executivo, que sejam verdadeiramente do povo e trabalhem para o povo. Para isso, é essencial que não só formemos novas lideranças, mas que sejam qualificadas, conectadas com a realidade e, acima de tudo, comprometidas com os interesses dos trabalhadores.

Aproximar da base e ouvir a categoria e a população são as chaves para fortalecer nossa luta e a nossa representação. Para recuperar espaço na política, é necessário continuar falando a língua dos trabalhadores, entender seus anseios e, assim, levar as pautas para os espaços de decisão. É assim que fortalecemos novamente as bandeiras progressistas da classe trabalhadora em todas as esferas de poder.

A eleição de Izídio simboliza o reconhecimento da nossa luta, não apenas dos metalúrgicos, mas de toda a classe trabalhadora e do povo de Sorocaba. A confiança depositada em um representante do SMetal é uma responsabilidade imensa, e agradecemos profundamente a todos que acreditam nesse projeto, que não acaba aqui.

Como já disse, nossa luta vai além das fábricas e deve ressoar em todos os espaços de poder para fortalecer a luta por melhores condições de vida e trabalho para os metalúrgicos e para a sociedade em geral. É este nosso compromisso.

artigo espaços de poder opinião Palavra do presidente