Busca
Artigo

Palavra do presidente: Palavras sem ações são apenas letras

Em artigo publicado na Folha Metalúrgica nº 1027, o presidente do SMetal, Leandro Soares, fala sobre o compromisso da gestão do SMetal com as promessas de campanha; confira a íntegra

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1027
Foguinho/Imprensa SMetal

Leandro Soares é funcionário da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal.

A palavra compromisso vem do latim “compromittere”, que une “com” – que significa junto – e “primotterre”, que é prometer. No SMetal levamos a sério o significado dessa palavra. É por isso que, desde a última eleição de chapa, em 6 de março de 2021, essa gestão busca cumprir todas as promessas de campanha.

Durante o processo de votação, a direção apresentou 29 propostas, divididas em seis eixos principais, e cada Comitê Sindical de Empresa (CSE) também construiu compromissos internos.

Hoje, em janeiro de 2024, temos a segurança de que a gente cumpriu mais de 75% dos objetivos gerais de campanha. Entre as propostas, essa entidade teve (e ainda tem) como prioridade: melhorar e ampliar as estruturas e serviços do SMetal, criar ferramentas para enfrentar crises, participar de ações na defesa da indústria brasileira e muito mais.

Para nós do SMetal, palavra é palavra. Portanto, um compromisso firmado e eleito pelos trabalhadores como um bom projeto de gestão precisa ser honrado. É isso que fazemos quando trabalhamos arduamente em negociações, acordos, assembleias e mais.

Como as empresas e instituições, no SMetal também existe uma diretoria, com trabalhadores fazendo com que a entidade funcione. A diferença está no poder democrático, pois as escolhas ficam nas mãos daqueles que são representados por este Sindicato: os trabalhadores.

Assim também é no país e nas cidades. Ouvimos propostas de campanha, escolhemos o que melhor nos atende e votamos. Crentes de que aquele projeto político será cumprido em toda sua totalidade.

Infelizmente, nem todas as instituições têm a transparência e clareza do SMetal. Em Sorocaba, por exemplo, vemos promessas de campanha engavetadas, como se brincar com a fé do povo sorocabano fosse algo natural.

Não podemos normalizar o descompromisso, e aqui não faremos isso. Por isso, na publicação desta quinzena você confere o que prometemos, o que fizemos e o que ainda temos pela frente. Para o SMetal, o voto de confiança do trabalhador conta e precisa ser honrado.

tags
artigo compromisso gestão 2021-2025 opinião presidente smetal promessa de campanha
VEJA
TAMBÉM