Busca
Artigo

Palavra do presidente: aumento real é garantia de futuro

Em artigo publicado na Folha Metalúrgica nº 1036, o presidente do SMetal, Leandro Soares, fala sobre a importância de lutar por aumento real e repor as perdas nos salários, devido à inflação

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1036
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

Leandro Soares é funcionário da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal.

Estamos em plena Campanha Salarial da categoria metalúrgica do estado de São Paulo. Já entregamos nossa pauta aos grupos patronais e temos dialogado com os trabalhadores sobre a importância de se mobilizar para conquistar avanços. O próximo passo é negociar com os grupos patronais.

Entre nossas reivindicações, queremos a reposição da inflação nos salários, mecanismo da economia que reduz o nosso poder de compra, que já acumula 3,33%, de setembro a maio. Ou seja, pagar só a inflação apenas repõe o que já perdemos em termos salariais.

Mas, mais do que isso, queremos um aumento real, acima do acumulado da inflação, proporcionando ao metalúrgico um maior fôlego em suas finanças na hora de fazer suas compras no mercado, ao pagar a escola de seus filhos, ou mesmo quando precisar de atendimento médico.

Mesmo que estejamos em um cenário de controle inflacionário, ainda há alta nos preços, especialmente em áreas básicas para as nossas vidas, como moradia e alimentação. Somado a isso, a taxa básica de juros, a Selic, segue a 10,5%, um patamar muito alto, que prejudica quem precisa de crédito para parcelamentos, por exemplo.

O cenário econômico favorável, que observamos por meio do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que repercute no crescimento da indústria de transformação, ou mesmo a queda do desemprego, sinaliza que há possibilidade de avançarmos nas negociações para a conquista do aumento real nos salários, permitindo que a nossa categoria esteja preparada financeiramente para enfrentar cenários futuros.

Por isso, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), da qual faço parte, está fazendo todo o esforço possível para conquistar o aumento real por meio de acordos coletivos. Mas, para isso, é essencial a união e mobilização dos trabalhadores.

Somente com a participação ativa de todos poderemos pressionar os grupos patronais a reconhecerem a necessidade de um reajuste que vá além da simples reposição inflacionária, assegurando uma melhoria concreta na qualidade de vida dos metalúrgicos.

Com determinação e coragem, vamos alcançar o aumento real, que nos dará a segurança e a dignidade que merecemos. Vamos à luta, pois o aumento real é a garantia de um futuro melhor para todos nós.

tags
aumento real Campanha Salarial folha metalúrgica 1036 inflação Palavra do presidente
VEJA
TAMBÉM