Busca
Mês das Mulheres

Oficina dá dicas de como fazer um planejamento financeiro

A oficina foi ministrada pelo economista da subseção SMetal do Dieese, Fernando Lima, na quarta, 14, e alertou para algumas estratégica de marketing que atraem o consumidor a comprar por impulso

Imprensa SMetal
Fernanda Ikedo/ Imprensa SMetal
A oficina mostrou algumas estratégias de marketing para fazer com que o consumidor compre por impulso

A oficina mostrou algumas estratégias de marketing para fazer com que o consumidor compre por impulso

A oficina sobre planejamento financeiro realizada nesta quarta-feira, dia 14, com o economista da subseção SMetal do Dieese, Fernando Lima, deu subsídios para se fazer um controle do consumo.

Em duas horas de exposição do economista e debate com as mulheres presentes diversas dicas foram dadas para se estabelecer um planejamento com metas e objetivos.

“É uma necessidade ou uma vontade”? Essa é uma das perguntas que deve ser feita antes de se realizar uma compra, de acordo com Lima, que é mestre em desenvolvimento econômico pela Unicamp.

Entre as participantes da oficina ficou claro que o sistema de compras foi feito para se “ter uma experiência prazerosa”, assim como é nítida a proposta dos bancos em fornecer, cada vez mais, crédito para os consumidores, com o objetivo de lucrarem com as taxas e os juros.

Um ponto fundamental é saber quais são os custos fixos, ou seja, qual é a renda mensal e quanto você, normalmente, gasta por mês com suas despesas básicas. O próximo passo é definir se precisa fazer economias ou se precisa gerar mais renda para alcançar os objetivos.

Mas e como se livrar das dívidas? Um dos passos colocados por Lima é o de entender o que provocou essa dívida. “Se soubermos responder essa questão, fica mais fácil de não cair no mesmo erro. Às vezes, a dívida pode ter sido contraída na compra de medicação cara ou por ter perdido emprego. Nesses casos, não há como prever”.

Um exemplo de exagero do consumo que pode prejudicar o orçamento é o de comprar um celular de alto valor, sendo que um mais em conta atenderia as expectativas. Com isso, Lima quis exemplificar que é necessário pensar antes de gastar.

“O processo pode ser curto ou longo para se ter uma estabilidade financeira e sair das dívidas, mas sempre será doloroso”, destaca o economista que, para esses casos, afirma não haver milagres, apenas disciplina.

Algumas dicas para economizar

Fazer um planejamento

Pesquisar sempre

Evitar o desperdício

Fazer lista antes de ir ao supermercado

Solicitar descontos

Evitar a compra por impulso

Fazer uma lista de itens dispensáveis (olhar o guarda roupa pode ser um exercício)

Essa oficina faz parte da programação do SMetal para o mês da Mulher. Outras atividades realizadas foram: o cine debate, no dia 7, com o filme “As Sufragistas”; a oficina sobre como as mudanças na legislação trabalhista afeta a vida das mulheres e a próxima será a parceria com a 5ª Mostra de Artes de Mulheres de Sorocaba, que acontece nos dias 23,24 e 25 deste mês, também no SMetal.

tags
compra fernando Lima mês mulher mulheres oficina
VEJA
TAMBÉM