Orgulho de ser metalúrgico

Número de metalúrgicos representados pelo SMetal bate recorde e chega a 47 mil

Segundo o CAGED, de janeiro a maio deste ano, foram criadas aproximadamente 1.164 novas vagas na indústria metalúrgica da região de Sorocaba

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

Atualmente, o SMetal representa metalúrgicos de 14 cidades da região de Sorocaba.

O número de metalúrgicos representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) bate recorde e chega a 47.075.

De janeiro a maio deste ano, foram criadas aproximadamente 1.164 novas vagas nas 14 cidades representadas pelo SMetal. As informações são com base no CAGED, referente ao mês de maio, e foram levantadas pela subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Sorocaba.

“Acreditamos que este crescimento está relacionado com os investimentos na indústria, impulsionados principalmente pelo Governo Federal”, afirma o presidente do SMetal, Leandro Soares.

O dirigente ressalta que o tamanho da categoria demonstra a responsabilidade que o Sindicato tem em contribuir com a geração de empregos e na busca por benefícios para a categoria.

Negociações SMetal

Uma das preocupações do Sindicato é garantir, por meio de negociação e mobilização, acordos que melhorem a vida do trabalhador, seja conquistando benefícios que aumentam os ganhos dos trabalhadores, como é o caso do Programa de Participação nos Resultados (PPR), que já contemplou mais de 20 mil trabalhadores neste ano.

Outra jornada de negociações fundamentais para a vida dos trabalhadores é a Campanha Salarial que, em 2024, já está em curso. A pauta de reivindicações da categoria foi entregue aos sindicatos patronais e, agora, está em fase de negociação.

Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

categoria indústria metalúrgico recorde trabalhadores