Como você pode ver na capa desta edição da Folha Metalúrgica, o SMetal entrou em um novo momento na comunicação. O lançamento do novo site da entidade, na última semana, marca essa mudança positiva para a categoria, uma vez que esse portal existe, prioritariamente, para informar e comunicar com os metalúrgicos.
O diálogo é uma premissa deste Sindicato. Desde o momento em que chegamos em uma mesa de negociação para construir acordos, até quando essas propostas são colocadas para apreciação em assembleia. Tudo é construído a partir da comunicação e é por meio dela que a gente se entende.
Quem já precisou ir até a sede do SMetal já viu os pilares da gestão 2021-2025 impressos nas paredes. Tratam-se de prioridades da direção, tiradas durante o planejamento dessa instituição e socializadas com cada metalúrgico que precisa passar por este prédio. “Sindicato de Todos: Comunicação e participação direta do trabalhador”, diz o material.
Outro pilar importante dessa gestão é o trabalho pela eleição de representantes políticos do campo progressista, que defendam a classe trabalhadora no âmbito nacional, estadual e municipal. Já fizemos isso diversas vezes: Lula, Hamilton Pereira, Izídio de Brito. Metalúrgicos que ocuparam cadeiras importantes no poder executivo, na Alesp e na vereança da cidade.
Propor política, construir o debate e protagonizar mudanças históricas para os trabalhadores é uma virtude sindical, ao menos para o SMetal. Entendemos que, enquanto Sindicato, temos um limite de atuação e quando alcançamos cadeiras importantes no poder executivo, é possível expandir esse trabalho.
Em novos momentos é preciso reforçar as virtudes inegociáveis, aquelas que a gente não abre mão. Por isso, enquanto presidente dessa casa, coloquei meu nome à disposição para ser candidato à Prefeitura de Sorocaba em 2024, nas eleições municipais.