Busca
Economia

No acumulado de 2013, produção industrial cresceu 2,03%

Estudo da subseção Dieese Metalúrgicos Sorocaba aponta que de janeiro a julho de 2013, a produção industrial cresceu 2,03% em comparação com o mesmo período do ano passado

Imprensa SMetal

Estudo feito pela subseção Dieese Metalúrgicos de Sorocaba aponta que de janeiro a julho de 2013 a produção física industrial cresceu 2,03% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, o estudo também mostra que dos nove subsetores que formam o setor metalúrgico brasileiro, sete tiveram crescimento de produção em julho deste ano em comparação com o mesmo mês de 2012. O boletim foi elaborado com base na Pesquisa Industrial Mensal do IBGE divulgada na terça-feira, dia 3.

Na análise do desempenho acumulado da indústria no primeiro semestre deste ano (de janeiro a julho) a produção física da indústria geral apresentou crescimento de 2,03% frente ao mesmo período do ano passado. O índice de produção física, que é o produto final produzido, é adotado pelo IBGE para a comparação de volumes produzidos pelas empresas, setores ou subsetores.

Neste mesmo recorte de período, o subsetor “Veículos automotores” cresceu 13.21% seguido de “Outros equipamentos de transporte”, com 8,01%. Do início de 2013 até julho, a produção de “Máquinas, aparelhos e materiais elétricos” cresceu 7,73% em comparação com o mesmo período do ano passado enquanto o subsetor de “Máquinas e equipamentos” teve alta de 5,06%.

Julho de 2012 x julho de 2013
De acordo com o boletim, os subsetores que mais cresceram na comparação entre julho de 2012 para julho de 2013 foram “Equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros”, com variação de 14,5% seguido de “Outros equipamentos de transporte”, cuja produção física aumentou em 12,79% no mesmo período. Já a produção de “Material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações” registrou alta de 9,06%, seguido pelo subsetor de “Máquinas, aparelhos e materiais elétricos” (7,62%).

Ainda na comparação entre julho de 2012 com julho de 2013, a produção no subsetor de “Máquinas e equipamentos” registrou elevação de 5,63%. A produção nos subsetores de “Produtos de metal” e “Veículos automotores” cresceram 5,26% e 4,26% respectivamente.

“Apesar de grande parte da mídia fazer alarde com tom pessimista, dizendo que a produção na indústria caiu 2% em comparação com o mês anterior (junho), se a gente olhar no período de um ano, veremos que a produção industrial cresceu”, afirma o economista do Dieese, Fernando Lima, que coordenador do estudo.

tags
crescimento Dieese Economia fernando lima indústria Produção industrial
VEJA
TAMBÉM