Busca
Busca
Produção

Nível de emprego na indústria tem nova alta em maio

Em comparação com maio do ano passado, contratações na indústria cresceram em todos os 14 locais pesquisados

Cristiane Ribeiro/Agência Brasil

O nível de emprego na indústria brasileira subiu pela quinta vez consecutiva. Em maio, a taxa foi de 0,3%. Em relação ao mesmo mês de 2009, a expansão do emprego no setor foi de 4,2%, a quarta taxa positiva consecutiva. Os dados foram divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda na comparação com maio do ano passado, o número de contratações na indústria aumentou em todos os 14 locais pesquisados pelo IBGE, sendo que a abertura de postos de trabalho foi maior em São Paulo (3,3%), cujo parque industrial responde por cerca de 40% de todo o setor no país. Na indústria paulista, as atividades que mais contrataram pessoal foram de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (8,7%), têxtil (10,3%), meios de transporte (4,9%) e de alimentos e bebidas (3,1%).

A Região Nordeste veio logo depois, com o segundo maior número de contratações. Lá, as atividades que se destacaram foram calçados e couro (15,4%) e de alimentos e bebidas (7,0%).

Mesmo com essa trajetória de alta do nível de emprego na indústria, a folha de pagamento dos trabalhadores registrou recuo de 0,8% na passagem de abril para maio. Já em relação a maio de 2009, houve avanço de 3,7%, o quinto resultado positivo consecutivo. Segundo o IBGE, esse aumento de 3,7% na folha de pagamento da indústria atingiu 11 dos 14 locais pesquisados.

De acordo com nota divulgada pelo IBGE, o maior impacto positivo sobre a média global veio de São Paulo. Por outro lado, as maiores pressões negativas foram observadas no Rio de Janeiro e na Região Nordeste, devido à redução no valor da folha de pagamento da indústria extrativa e do setor de refino de petróleo e produção de álcool, ambos influenciados por uma base de comparação elevada por conta do pagamento de lucros e de resultados em maio de 2009.

tags
crescimento Emprego vaga indústria
VEJA
TAMBÉM