Busca
Busca
ELEIÇÕES 2016

‘Ninguém’ é a escolha dos eleitores de 12 cidades na região

Em Sorocaba, José Crespo (DEM) foi para o segundo turno com 133 mil votos, 28.510 votos a menos que votos branco, nulos e as abstenções

Imprensa SMetal
Foguinho / Imprensa SMetal

Em outras sete cidades, ‘ninguém’ foi a segunda escolha dos eleitores

Das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, 12 escolheram “ninguém” nas eleições deste ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, a soma de “ninguém”, que leva em consideração os votos brancos e nulos mais as abstenções, foi superior a votação dos candidatos eleitos nesses municípios.

Em outras sete cidades, “ninguém” foi a segunda escolha dos eleitores. Em apenas oito municípios os candidatos eleitos tiveram votação maior do que a soma de branco, nulos e abstenções.

Em Sorocaba, por exemplo, José Caldini Crespo (DEM) conquistou uma vaga no segundo turno com 133.767 votos, 28.510 votos a menos que votos branco, nulos e as abstenções.

Nas cidades de Salto e Cerquilho a diferença foi bem maior, isso por que os candidatos mais votados estão impugnados. Se esse cenário se manter, em Cerquilho, Doutor Manoel (PSD) será o prefeito com apenas 2.281 votos, nada menos que 24.059 que a escolha de “ninguém”.

Em Salto, com a impugnação de Geraldo Garcia (PP), o prefeito eleito é Laerte Sonsin (PMN). Sonsin teve 11.376 votos, 45.093 a menos que os brancos, nulos e as abstenções. Com os recursos apresentados por esses candidatos os resultados da votação de domingo nessas cidades podem ser alterados.

Cenário nacional – Os índices atingidos por “ninguém” na RMS seguem os apresentados em várias partes do Brasil. Em São Paulo, por exemplo “ninguém” teve 34,84% do total de votos esse ano, superando João Dória, que ganhou no primeiro turno. Este resultado se repetiu em 541 das 5.568 cidades do país.

tags
2016 Abstenções Brancos eleições metropolitana Nulos região Sorocaba votos
VEJA
TAMBÉM