SMetal de Sorocaba

Negro Belchior debate maioridade penal no dia 27

Militante social fará palestra às 9h sobre a redução da maioridade penal; programação terá, ainda, show de rap com o grupo X4

Reprodução CUT/SP
Arte: Lucas Delgado
Douglas Belchior também escreve artigos em seu blog Negro Belchior, no site da revista Carta Capital

O militante social Douglas “Negro Belchior” fará palestra em Sorocaba sobre a redução da maioridade penal, no próximo sábado, dia 27 de junho, às 9h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. A organização é do departamento de formação do Sindicato.

A pergunta que Negro Belchior, como é chamado, costuma fazer para o público de suas palestras e para seus leitores é “queremos justiça ou vingança”?

Ele parte para a afirmação de que a medida que alguns parlamentares querem aprovar, no Congresso Nacional, a de reduzir a maioridade penal, é ineficiente e inconsequente.

Para esse debate ele apresenta diversos motivos para se pensar nas reais causas da participação do adolescente nos crimes, questões como a falta de acesso à educação, o desemprego e a desagregação familiar. Fora o índice de reincidências nas prisões e presídios superlotados, que denunciam a falta de políticas públicas adequadas para enfrentar o problema da criminalidade.

De acordo com o vice-presidente do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, que também é diretor responsável pela formação, as palestras que estão sendo promovidas pela entidade “contribuem para ampliar nossa capacidade de atuar de modo consciente na sociedade, independente da organização ou do movimento no qual participamos”. O evento é gratuito e aberto ao público geral.

Belchior: Formação em história e atuação no movimento negro

Douglas Negro Belchior é professor formado em História na PUC/SP, professor da rede pública estadual de São Paulo, educador, fundador da rede de cursinhos populares e comunitários da Uneafro-Brasil e militante do movimento negro.

Ele também é membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) para a gestão 2015/2016.

Ele escreve artigos em seu blog Negro Belchior, no site da revista Carta Capital, espaço criado para fomento de reflexão a partir das experiências da luta social em todos esses espaços de atuação.

Carta Capital CONANDA cut Douglas Belchior Negro belchior PUC redução da maioridade penal Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região SMETAL tiago almeida do nascimento