Um mutirão no Parque São Bento será realizado neste sábado (09), a partir das 9h, para arrecadar alimentos dentro da campanha Natal Sem Fome, que foi retomada este ano em Sorocaba após cinco anos de interrupção. Segundo Tiago Almeida do Nascimento, presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, a ação tem ponto de encontro na avenida Vinícius de Moares. “Contamos com a ajuda de voluntários para irem de porta em porta”, conta. A meta da campanha é arrecadar 30 toneladas de alimentos que serão distribuídos para cerca de 1.500 famílias cadastradas no projeto.
Além do mutirão, a arrecadação será feita em vários pontos da cidade, entre condomínios, empresas e lojas. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é um dos pontos fixos de coleta.
Nascimento destaca que a campanha Natal Sem Fome ocorreu na cidade entre 1994 e 2012 e depois foi interrompida por conta da pouca demanda, e apenas o Banco de Alimentos atendia as famílias necessitadas. Neste ano, porém, muitas pessoas procuraram o projeto em busca de ajuda. Em julho, relatório elaborado por cerca de 40 entidades da sociedade civil sobre o desempenho do Brasil no cumprimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU trouxe um alerta quanto ao risco de o país voltar a figurar no próximo Mapa da Fome e por isso a campanha foi retomada.
O SMetal, segundo o presidente Leandro Soares, também está engajado em outras iniciativas de ação social, como a doação de 13 computadores para auxiliar o trabalho de professores da Fundação Casa de Sorocaba e também a doação de material esportivo para os reeducandos.