Ação Social

Natal sem Fome: SMetal doa 2,1 mil cestas básicas em Sorocaba e região

Campanha realizada pelo Sindicato arrecadou 43 toneladas de alimentos; doações foram realizadas por empresas metalúrgicas, trabalhadores e população em geral, além de parceria com bares de Sorocaba

Foguinho/Imprensa SMetal
Entidades de vários municípios retiraram as doações na sede do Sindicato

Milhares de famílias receberam nesta quarta-feira e quinta-feira, 22 e 23, as cestas básicas da Campanha Natal sem Fome 2021 – Esperança é comida no prato. Realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a ação social teve apoio Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Sorocaba) e foi realizada em prol do Banco de Alimentos de Sorocaba.

Ao todo, 43 toneladas de alimentos foram arrecadadas em pouco mais de um mês de campanha. As doações vieram das empresas metalúrgicas, dos trabalhadores e da população em geral. Esse ano, a campanha também contou com o apoio dos bares Depois, Puxadinho e Saravá.

Cada cesta pesa aproximadamente 20 quilos e conta com 11 itens, como arroz, feijão, açúcar, macarrão, sal, milho, leite em pó, óleo de cozinha e outros. Esse ano, as famílias também vão receber um refrigerante de dois litros, doado pela empresa Sorocaba Refrescos.

Foguinho/Imprensa SMetal
Sindicato entregou as cestas básicas em diversas comunidade de Sorocaba

Dezenas de entidades estiveram na sede do Sindicato para retirar as doações. Elas são responsáveis por destinar as cestas para as famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas. Além disso, o SMetal realizou a entrega dos mantimentos em diversas comunidades. Foram elas: Cooperativa Copervida, Ocupação Rosa Luxemburgo e Tereza de Benguela e na favela Canta Sapo, todas em Sorocaba. Além disso, houve a distribuição no Instituto Vitória Gabrielly, em Araçariguama, e para famílias indígenas guarani-MBy, que vivem em Tapiraí.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, esteve nas entregas e comemorou o resultado da campanha. “Foram dois dias de muito trabalho e também muito gratificantes. É o encerramento de pouco mais de uma campanha que demonstrou a solidariedade de muita gente. Conseguimos superar a arrecadação do ano passado, levando um prato de comida na mesa de milhares de pessoas e, assim, levando também a esperança”.

Leandro fez questão de destacar as parcerias que fizeram a campanha possível. “Em nome dessas famílias e da diretoria do SMetal, só podemos agradecer imensamente a todas as empresas, os trabalhadores, a população, aos bares e também aos voluntários, que trabalharam muito para montar cada cesta. Tenham certeza que todo esse esforço vai fazer a diferença na vida de muita gente”.

Leandro lembra, no entanto, que a fome existe todos os dias. “Infelizmente, vemos crescer o número de pessoas que não tem o que comer. Nos deparamos com cenas tristes de crianças desmaiando de fome ou de gente revirando o lixo em busca de um pedaço de pão. Esse é resultado de um governo genocida, que mata nosso povo seja pela falta de vacina ou seja pela fome. Não podemos continuar com esse tipo de político no poder. Precisamos de pessoas que estejam comprometidas em matar a fome, em gerar empregos e fazer a população feliz de novo”.

Para o presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, Tiago Almeida do Nascimento, a Campanha Natal sem Fome complementa o trabalho realizado pela entidade durante o ano todo. “O Banco de Alimentos luta para colocar um prato de comida na mesa de quem mais precisa todos os dias do ano. Com muito esforço, atendemos dezenas de entidades e chegamos a milhares de pessoas que, muitas vezes, acordam sem saber se terão ao menos uma refeição no dia. É uma realidade muito triste que trabalhamos para combater e precisamos da ajuda de todos”.

Campanha superou arrecadação de 2020

A Campanha Natal sem Fome 2021 – Esperança é comida no prato – superou as expectativas e arrecadou mais que a edição de 2020. No ano passado as doações garantiram 30 toneladas de alimentos, com os quais foram montadas 1,1 mil cestas básicas.

Natal sem Fome acontece há 27 anos

A Campanha Natal sem Fome teve início em Sorocaba em 1994. Presidente do SMetal na época, Carlos Roberto de Gaspari, falecido em junho deste ano, foi quem começou a organizar a ação na cidade.

Gaspari teve uma trajetória de lutas pelas causas sociais. Ele costumava afirmar que “de todos os direitos que o cidadão tem, o mais básico é a alimentação”, e completava dizendo que “não podemos nos satisfazer em ter comida apenas em nossas mesas, mas se indignar porque há pessoas que não conseguem alimentar a si mesmo e seus filhos”.

Banco de Alimentos atua o ano todo

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) é uma organização não governamental criada em dezembro de 2005 com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é mantenedor da entidade.

As doações para o BAS podem ser feitas pelo PayPal, por meio de um cartão de crédito ou débito. Para acessar, clique aqui.

Também é possível doar qualquer quantia via PIX (CNPJ) 08741511000176. E ainda fazer seu cadastro na Nota Fiscal Paulista para doar à entidade sempre que fizer uma compra. Entenda como aqui.

Ação social campanha natal sem fome depois bar doação fome Natal Sem Fome puxadinho bar sarava bar sindicato dos metalurgicos de sorocaba solidariedade Sorocaba Refrescos