Reunir, preservar e disponibilizar informações que contam a trajetória da cidade através do tempo, por meio de objetos, documento e imagens. Estas são as atividades do Museu Histórico Sorocabano que, em 3 de março, completou 60 anos de existência. Para celebrar a data, começa neste sábado, dia 8, e vai até abril uma programação especial de eventos.
Foi realizada na sexta-feira, dia 7, e será repetida dia 14 de março, às 19h, a Visita Noturna ao Museu, explorando o edifício e o acervo disponível por meio de um bate-papo sobre a história e curiosidades do museu. E a partir do dia 9, haverá apresentações musicais de choro e seresta aos domingos, das 10h às 12h, no próprio Museu, que fica no Zoológico Quinzinho de Barros.
Em abril, em data a ser divulgada, será aberta a mostra “A Mão do Povo Sorocabano”, que aborda o trabalho, ferramentas e objetos produzidos por artesãos, mestres e artistas sorocabanos ao longo de três séculos e meio de existência da cidade. Desde a mão indígena trabalhando a fibra e a argila, aos primeiros povoadores com suas técnicas construtivas, terminando antes de chegar à industrialização e destacando artistas e artesãos que ainda mantêm técnicas ancestrais de produção.
“O Museu faz aniversário em março, mas terá extensa programação de atividades durante o ano todo. É um convite que faço a toda a população: visite o Museu, descubra o Museu, discuta o Museu. Não é um local de coisas velhas. Com um olhar atento, cada visitante se descobrirá também presente no Museu, enquanto sorocabano nato, migrante, imigrante ou como ser em permanente construção. O Museu, com certeza, tem uma parcela de cada um exposta ou a ser descoberta”, explica a secretária de Cultura, Jaqueline Gomes.
Necessita de cuidados
Instalado em um casarão de taipa, construído em 1780, pelos escravos de João Almeida Pedroso, o Museu, ao longo de seus 60 anos, vem trabalhando pela preservação e resgate da história de Sorocaba, seja através de objetos, livros, documentos, imagens, pinturas entre outras. Porém, se há muito a comemorar, há também muito a ser feito pelo Museu, que necessita de urgentes cuidados.
A Secretaria de Cultura afirma que vem buscando recursos visando à restauração do prédio, adequação do espaço em termos de acessibilidade e sanitários, formação de uma equipe técnica e de serviços e reordenação de seus acervos, avaliando a necessidade de restauração, digitalização e, principalmente, colocando-os à disposição da população e pesquisadores através de exposições temáticas.
“Estamos priorizando as necessidades. A primeira é a restauração do prédio do Museu. Para tanto, os recursos vêm sendo liberados. O segundo é a reabertura de seu arquivo que se encontrava fechado há quase três anos. Estamos, também, readequando toda a reserva técnica dos objetos que não se encontram expostos, avaliando necessidades de restauro, um novo cadastro atualizado e estudando mecanismos para que este acervo esteja acessível à população, seja no Museu, seja na própria Secretaria e seus equipamentos, mas que estejam disponíveis”, explica Jaqueline Gomes.
Em relação ao arquivo histórico, que reúne expressiva coleção de livros da Câmara Municipal (antiga Prefeitura até 1942), de 1811 a 1920, livros de registros dos Cemitérios da Saudade e Consolação, além de obras de consulta, jornais, documentos, artigos e fotografias, a reabertura está prevista para 12 de março, passando a funcionar na sede da Secretaria de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
“Nossa intenção é, com o tempo, ampliar esse horário, inclusive aos fins de semana. O ideal é que as pesquisas sejam agendadas previamente, a fim de que os funcionários já possam ir coletando as informações, diminuindo o tempo de espera do interessado”, conclui a secretária de Cultura.
SERVIÇO
Museu Histórico Sorocabano
Endereço: Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência
Telefone: (15) 3227-2825.
Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30
Entrada: De graça.
Arquivo Histórico
Endereço: Rua Souza Pereira, 448, Centro
Telefone: (15) 3211-2911