A CUT e movimentos sociais vão sair às ruas de diversas cidades do país no dia 20 de agosto para exigir mudanças na política econômica e, ao mesmo tempo, protestar contra as tentativas de golpe institucional da oposição.
As centrais sindicais, movimentos sociais e populares criticam o ajuste fiscal do governo federal, no que diz respeito aos prejuízos causados à classe trabalhadora, mas defendem a estabilidade democrática do país. Para a CUT e organizações sociais, as tentativas de golpe da direita, disfarçadas de manifestações de ódio contra o governo, representam riscos às liberdades civis no Brasil.
“O ato do dia 20 vai acontecer justamente para fortalecer as críticas democráticas contra ações do governo que precisam ser modificadas, mas sem colocar em risco a democracia”, afirma o coordenador regional da CUT em Sorocaba, Joselito Mansinho.
A pauta do ato dia 20 é composta pelos seguintes lemas: – Contra o ajuste fiscal! Que os ricos paguem pela crise! – Fora Cunha: Não às pautas conservadoras e ao ataque a direitos! – A saída é pela Esquerda, com o povo na rua, por Reformas Populares!