Mesmo após o anúncio do prefeito de Sorocaba de que vai revogar o aumento da tarifa de ônibus, que recua de R$ 3,15 para R$ 2,95 a partir deste sexta-feira, o movimento ContraCatraca decidiu manter a passeata programada para o final da tarde de hoje, quinta-feira, com concentração às 17h na Praça do Canhão.
O anúncio da revogação do aumento da tarifa foi feito pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) no início da noite desta quarta, seguindo o exemplo das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, que buscaram apoio do governo federal para financiar a redução da passagem do transporte público.
Logo em seguida ao anúncio em Sorocaba, o movimento local convocou uma reunião na Praça Frei Baraúna, que decidiu, por volta das 23h30, pela manutenção de uma passeata nesta quinta.
Com a manifestação, o ContraCatraca quer garantias de que a redução da tarifa não vai afetar investimentos em outros setores sociais, como saúde e educação, visto que a prefeitura tucana alegava prejuízos a esses setores para não baixar antes o preço da passagem do transporte público.
Outra reivindicação do movimento é que a Prefeitura de Sorocaba dê aceso público às planilhas financeiras da Urbes para que a sociedade saiba a razão do aumento de tarifa anteriormente concedido.